Plano de emergência pluviométrico é utilizado por Defesa Civil de Minas Gerais

Para o coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho, o Estado está preparado para atender aos casos de urgência em decorrência das chuvas. Os principais problemas enfrentados pela população em decorrência das chuvas, em especial neste período do ano, são alagamentos, deslizamentos de encostas, rachaduras nas casas e movimentação do solo.

De acordo com o tenente-coronel, o plano emergencial pluviométrico vem sendo trabalhado antes mesmo da época das chuvas e correntes de ar. Inicialmente, os agentes de cada município mineiro passaram por uma capacitação. Além disso, foi criada uma equipe estratégica, com a participação de diversos órgãos estaduais para assegurar respostas rápidas caso seja necessário.

Em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o governo de Minas lançou uma ferramenta gratuita que possibilita a população a ter acesso aos riscos de chuva. Sendo assim, qualquer pessoa que quiser ser informada sobre a sua região deve mandar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 com o CEP de sua casa ou o lugar que deseja monitorar. Os alertas são disparados com duas horas de antecedência.

Por fim, diante de qualquer problema, a população deve ligar na Defesa Civil no número 199 ou para o Corpo de Bombeiros 193.

 

 

Faça seu comentário usando o Facebook
shares