Poços de Caldas cobra recursos para hospital do câncer

Compartilhar

Belo Horizonte, MG – A retomada de convênios para a construção do Hospital do Câncer do Sul de Minas, em Poços de Caldas, foi defendida nesta quarta-feira (6) por deputados e representantes do município em audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Membros da comunidade local, organizados na Comissão por Amor à Vida, entregaram aos parlamentares um abaixo-assinado com 40 mil assinaturas em defesa da implantação da unidade.

Segundo os presentes, dois convênios firmados na gestão estadual anterior para a instalação do hospital teriam sido cancelados pelo governo atual, que ainda estaria cobrando a devolução de parcela no valor de R$ 600 mil. Esse montante teria sido liberado na gestão passada para fazer jus à elaboração de projeto da unidade e ao início das obras.

Criticando o cancelamento dos convênios, o secretário municipal de Saúde de Poços de Caldas Carlos Mosconi destacou que a construção do Hospital do Câncer foi eleita como prioridade regional por prefeitos do sul de Minas, em reunião realizada com gestores do governo passado para que fossem elencadas demandas por obras e serviços.

Conforme Mosconi, chegou-se a definir um primeiro terreno para abrigar a unidade, inclusive com sua doação para essa finalidade aprovada pela Câmara Municipal. Contudo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teria desaconselhado a construção do hospital no terreno em questão, diante da possibilidade de instalação de um aeroporto nas proximidades.

Optou-se, então, por outro terreno para a instalação do hospital, anexo à Santa Casa de Poços de Caldas, que assumiria sua gestão. “Isso seria inclusive uma medida de economia administrativa”, considerou o secretário.

Segundo Mosconi, os dois convênios agora cancelados previam repasses totais da ordem de R$ 10 milhões. “Mas vamos ressuscitar o projeto do hospital”, frisou ele, ao destacar o movimento pela construção da unidade desencadeado em Poços de Caldas.

 

Via jornalmantiqueira
Faça seu comentário usando o Facebook
Qual sua reação sobre o post!?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Menu
Right Menu Icon