A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou, nesta semana, uma operação de fiscalização voltada ao combate do tráfico de animais silvestres e à repressão de cativeiros ilegais de fauna nativa no bairro Pitangueiras, em Conceição da Aparecida.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Durante a ação, os militares foram recebidos pelo morador identificado como H.R., que autorizou a entrada e permanência da equipe em sua residência. Nas buscas, os policiais encontraram, no quarto do autor, uma garrucha calibre .28 escondida sob roupas, além de cartuchos intactos e deflagrados de diversos calibres, munições, espoletas, esferas e pólvora utilizadas para recarga.
Em outro cômodo, foram apreendidos sete petrechos de caça proibidos por lei, como redes de neblina, alçapões e gaiolas transportadoras. Apesar da operação, nenhum animal silvestre foi localizado no local.
O suspeito alegou que os materiais haviam sido encontrados há algum tempo e que, embora já tivesse criado pássaros silvestres no passado, não pratica mais a captura de animais. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido, tendo seus direitos constitucionais assegurados.
Na esfera administrativa, a Polícia Ambiental lavrou autos de fiscalização e infração que somam 940 UFEMGs, conforme o Decreto Estadual nº 47.383/2018, por manter objetos destinados à caça de espécimes da fauna silvestre.
