Onda Sul FM

Polícia Civil e Consep realizam palestra contra crimes cibernéticos em Carmo do Rio Claro

Nesta quinta-feira (11), por volta das 10:30 horas foi realizado na sede da UAITEC (antiga prefeitura) em Carmo do Rio Claro uma palestra sobre crimes cibernéticos. O evento foi realizado pela Polícia Civil da cidade em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) que disponibilizou alguns folders para os presentes sobre a temática do encontro.

Sendo assim, o delegado de Carmo do Rio Claro, Dr. Ismael, abriu a apresentação e convidou o investigador Adriano para dar continuidade a palestra. Com isso, foram apresentados aos presentes várias formas de crimes cibernéticos, ocorrências e dicas para que a população não passe por tais problemas.

De início, o intuito da Polícia Civil é alertar o grande público para prevenirem diante de crimes cibernéticos. O projeto ainda visa disseminar a mensagem sobre os crimes virtuais e seus perigos para a sociedade em outras cidades e região. Assim conscientizará a todos os impactos sociais negativos causados pelos hackers ao acessar as informações pessoais das vítimas.

Entre as recomendações dadas pela equipe da Polícia Civil estão:

  • Comprar preferencialmente em sites conhecidos
  • Evitar realizar compras por meio de links ou propagandas em redes sociais (Facebook, Instagram, etc)
  • Não fornecer dados para desconhecidos através de redes de comunicação (Whatsapp, Messenger, etc)
  • Cuidado com as informações que publica ao seu próprio respeito (onde trabalha, localização, fotos, etc)
  • Verificar a segurança do site pela barra de endereço.

Adriano também chamou a atenção para e-mails de procedência duvidosa. Ou seja, de acordo com ele, os hackers disponibilizam e-mails com seus dados pessoais(nome, CPF) e um link. Onde, através desse link, instalam programas em seu computador ou smartphone e captam suas informações pessoais gerando problemas. Além do consumidor, antes de adquirir um produto, exija sempre a nota fiscal do mesmo para que não caia em golpes nem compactue com a prática já que receptação é crime.

Fotos Portal Onda Sul
Fotos Portal Onda Sul
Fotos Portal Onda Sul
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat