Polícia Civil lança manual de enfrentamento da violência contra a mulher

Compartilhar

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, na tarde desta sexta-feira (5/3), o Manual de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. O material foi produzido pelo Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), com o objetivo de divulgar os serviços disponibilizados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e nas principais instituições que compõem a rede de proteção à mulher em Belo Horizonte. Há também uma versão voltada ao público residente em outros municípios.

O lançamento do manual foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da PCMG no YouTube. Durante a abertura, a chefe do Defam, delegada Carolina Bechelany, destacou a importância do material. “Nós da PCMG acreditamos que uma mulher bem informada e orientada tem todas as condições de romper com o ciclo da violência e denunciar o seu agressor”, pontuou.

Ainda segundo Bechelany, “a informação permite que a mulher possa entender que, às vezes, o que por muitos anos ela acreditou ser apenas ciúme ou mesmo uma demonstração de amor, com o passar do tempo, tornou-se uma violência psicológica, moral. É munida de informação e de coragem que ela vai procurar a delegacia. É nesse momento que estaremos aptos a acolher essa mulher, e orientar sobre seus direitos e iniciar os procedimentos para a devida responsabilização dos agressores”.

Conteúdo

O manual apresenta de forma detalhada o ciclo de violência e, ainda, traz o passo a passo para o registro de ocorrência e a solicitação de medidas protetivas de urgência. A delegada Cristiane Moreira, responsável pelo conteúdo do material, frisou a importância da divulgação dos serviços disponibilizados tanto pela PCMG quanto por outras instituições, como o Ministério Público, a Polícia Militar de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça.

Na oportunidade, também foi lançado um vídeo, em animação, produzido em parceria com a Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, que traz de forma simples e didática todos os serviços que estão disponíveis para a mulher em situação de violência na delegacia.

A chefe da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid), delegada Isabella Franca, informou que “o objetivo do vídeo é que, enquanto a mulher aguarda para ser atendida na Deam, ela assista ao conteúdo e já entre para o atendimento sabendo das principais ferramentas que poderemos disponibilizar para ela naquele momento de vulnerabilidade”.

Baixe AQUI o manual com os serviços de Belo Horizonte e AQUI a versão com informações em âmbito estadual.

Clique AQUI e assista também ao vídeo disponibilizado no canal da PCMG no YouTube.

Fonte: ASCOM-PCMG
Faça seu comentário usando o Facebook
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com