Onda Sul FM

Prefeitura de Poços de Caldas esclarece problema com o sistema de cobrança do IPTU

A Prefeitura de Poços de Caldas decidiu voltar atrás e reverteu o sistema de cobrança IPTU no município.

A insatisfação dos moradores devido ao IPTU gerou muitos conflitos e até uma audiência pública foi realizada para ouvir os moradores.

Sendo assim, após muita discussão o prefeito Sérgio Azevedo anunciou na última terça-feira (9), o posicionamento final sobre o sistema de cobrança do IPTU.

O que causou todo esse alvoroço foi que, o imposto passou a ser calculado de acordo com o valor de venda do imóvel, o que ocasionou uma alta no valor pago pelos moradores de Poços de Caldas. O valor do metro quadrado dos imóveis também foi alterado, porque segundo a prefeitura, estava defasado.

Com isso, a Câmara encaminhou um requerimento questionando sobre a alteração. “Não resta outra coisa ao poder executiva senão reconhecer os erros, os equívocos e humildemente dizer à população que errou e cancelar esses lançamentos e fazer um relançamento com bases legais”, afirmou o vereador Paulo Tadeu Silva D’Arcádia.

Porém, os reajustes no IPTU foram recalculados, levando em consideração apenas o valor do reajuste de 9,69% que já havia sido anunciado. “Nós temos todos os casos aqui. Se alguém já pagou, nós vamos compensar. E quem não pagou, vai receber um novo carnê. Mas a grande maioria, que é 90% dos imóveis, está correto, pode se proceder o pagamento normalmente. E quem está nos 10%, fique tranquilo, porque mesmo que não se manifeste”, afirma o prefeito.

A prefeitura ainda não informou como será feita a devolução dos valores para quem já pagou ou como serão lançados os novos boletos do IPTU para quem não pagou até o momento.
Foto: Reprodução / G1 Sul de Minas
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA
WhatsApp chat