Prefeituras vão adotar protocolo único para a retomada das atividades visando controle da Covid-19

Compartilhar

Em reunião realizada na última segunda-feira, 08, na sede da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), prefeitos e prefeitas presentes decidiram pela adoção de um protocolo único a ser implementado visando o controle e o combate do Covid-19, com critérios para a retomada das atividades comerciais, produtivas e sociais na região. A proposta foi apresentada pelo prefeito de Capitólio, Dr. José Eduardo Terra Vallory, avaliando dados específicos e a realidade da Microrregião de Saúde dos municípios vinculados à Superintendência Regional de Saúde de Passos.

O prefeito Sebastião César Lemos (Tião Nara) juntamente com o Procurador do município Nicolau Achcar Santos Júnior estiveram presentes. Também os prefeitos e representantes dos municípios de Capetinga, Capitólio, Cássia, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Sebastião do Paraíso; e os representantes da Ong Enveritas e da Superintendência Regional de Saúde.

Para o presidente da AMEG e prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, o Deco, esse alinhamento regional é muito importante para que as ações surtam os efeitos desejados e que o controle da pandemia do COVID-19 seja efetiva com resultados mensuráveis. “Nós que estamos na linha de frente precisamos tomar decisões que interferem na vida de todos os cidadãos, então é preciso que a gente dê os passos de forma bem consciente, avançando quando tiver condições seguras e regredindo se a situação piorar”, comentou.

Em sua fala, Dr. José Eduardo Vallory, ressaltou que apesar de haver duas opções de protocolo em Minas Gerais, em ambos os casos a realidade microrregional não é considerada, prevalecendo a realidade das macrorregiões, situação que não reflete as condições dos municípios da AMEG. “Nós chamamos, provisoriamente, de Plano Sudoeste Seguro, essa proposta que é baseada em três pilares, considerando a retomada ou regressão das atividades econômicas, a tomada de decisões a partir de indicadores epidemiológicos e assistenciais, e, por fim, o funcionamento de cada setor com a adoção de critérios e restrições conforme a classificação de essencialidade”, explicou.

O segundo critério do plano proposto, ou seja, a tomada de decisões a partir de indicadores epidemiológicos e assistenciais, será possível a partir de uma parceria entre a AMEG e a Ong norte-americana Enveritas, que já atua na região realizando estudos e pesquisas com foco no desenvolvimento de pessoas e regiões. A instituição se propõe a oferecer gratuitamente aos municípios da região a plataforma de pesquisas da entidade, que seleciona de forma randômica residências a serem visitadas para a testagem/coleta de dados e o volume de 1.100 testes rápidos de Covid-19 consolidando a pesquisa que ajudará a balizar o Plano Sudoeste Seguro. Conforme o representante da Enveritas, Murilo Bettarello, a pesquisa e a testagem por amostragem na região será fundamental para que, com dados completos, os municípios da região possam tomar decisões mais assertivas que impactam a saúde pública e o desenvolvimento econômico neste momento de pandemia.

Uma versão final da Proposta do Protocolo Regional foi finalizada em parceria entre a Superintendência Regional de Saúde, a AMEG, a Enveritas e o autor do projeto, Dr. José Eduardo Vallory, nesta quarta-feira (10/06) para a definição do cronograma de execução das ações propostas.

NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO

Com a desincompatibilização de alguns prefeitos da região visando o processo de eleições 2020, uma nova diretoria foi formada com prefeitos que não disputarão o pleito deste ano. Assumiu como presidente da AMEG o prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, como 1º Vice-presidente o prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory e como 2ª Vice-presidente a prefeita de São João Batista do Glória, Aparecida Nilva dos Santos.

O Conselho Fiscal ficou composto com os membros titulares sendo, Olga Bastos, representando o município de Passos, Evaldo Bento de Melo, pelo município de Carmo do Rio Claro e Raiane Lara Rodrigues, representando o município de Pratápolis.

 

 

Fonte: AMEG

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Prefeituras vão adotar protocolo único para a retomada das atividades visando controle da Covid-19

Comments are closed.