Onda Sul FM

Preocupados com o mercado, piscicultores de Capitólio organizam o setor

Durante uma reunião durante a tarde da última terça-feira (2), na sede da Uaitec em Capitólio, participaram representantes do Sistema Faemg/Senar, Sindicato dos Produtores Rurais, Associação, Sebrae, Emater, Ameg, prefeitura e piscicultores que discutiram questões que envolvem a produção e a comercialização de peixes.

O motivo da reunião foi a preocupação dos piscicultores com relação a cadeia produtiva e a comercialização do peixe em Capitólio. De acordo com o presidente da Associação dos Piscicultores, Wilson Antônio da Costa embora eles tenham os melhores produtos, a melhor tilápia da região, estão perdendo o valor de mercado para empresas de outras regiões, outros estados.

Também, de acordo com a técnica do Sebrae Fabiana Santos Vilela destacou a necessidade de trabalhar a marca e o marketing do produto, além de pontuar sobre as características do novo mercado e o perfil do consumidor. Já o gerente do Senar em Passos, Rodrigo de Castro Diniz destacou a importância da organização do setor, regido por uma Associação, por onde seriam detalhados os pontos fracos e fortes e trabalhadas as questões que enfraquecem a categoria, entre elas as questões sobre a legalização.

O Senar Minas, por meio de um programa já firmado com o Sindicato dos Produtores Rurais de Capitólio, vai trabalhar, no município, em parceria com outros sindicatos e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco na piscicultura.

Segundo a técnica do SEBRAE, o processo é lento, pois há muitas dificuldades no setor, mas que gradativamente as ações serão implantadas. Entre as solicitações dos produtores, a agilidade na fiscalização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em frigoríficos dos pescadores seria solicitada pelo técnico da Faemg, Wallisson Lara Fonseca, que participou da reunião.

De início, será feito um mapeamento do setor em Capitólio e região com foco sobre a produção, comercialização, rota de vendas, sanidade, ambiente externo e interno, além do potencial de mercado.

 
Fonte: Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2020 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA