Uma intensa massa de ar polar deve marcar a virada de maio para junho com a primeira grande onda de frio de 2025 no Brasil. De acordo com o Instituto Clima Tempo, há potencial para temperaturas congelantes em diversas regiões, com possibilidade até de neve em pontos específicos do Sul do país.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A frente fria, prevista para atingir o Brasil entre o fim de maio e o início de junho, se destaca pela força e abrangência. As simulações atmosféricas indicam que a massa de ar terá origem polar e características continentais, ou seja, avançará pelo interior da América do Sul, favorecendo um resfriamento mais intenso e duradouro.
A previsão inclui queda acentuada de temperatura nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de estados da região Norte como Rondônia, Acre e parte do Amazonas. Embora Minas Gerais não tenha sido mencionada diretamente no comunicado, a inclusão do estado de São Paulo aponta para a chegada do frio também no Sul de Minas.
Com baixos índices de umidade, essas massas de ar frio continentais têm maior capacidade de resfriamento, podendo provocar temperaturas rigorosas até no interior do país. Especialistas alertam para a possibilidade de friagem no Norte e geadas em áreas de maior altitude. O inverno ainda nem começou oficialmente o solstício será em 20 de junho, mas o frio promete chegar com força total.
Fonte/Itatiaia
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7