Problema com dívidas? Veja como quitá-las

Compartilhar

O endividamento é um problema de muitos brasileiros e alguns não possuem sequer condições de sair dessa situação, mas essa não é uma realidade de todos e em muitos casos é possível tomar algumas atitudes para diminuir as dívidas ou até mesmo quitá-las.

O primeiro passo para quitar as dívidas é controlar a situação. Muitas pessoas não gostam nem de encarar essa realidade para não se preocupar com o tamanho do problema, mas essa não é a forma correta de enfrentamento das dívidas.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantes que podem fazer a diferença no seu modo de lidar com as contas atrasadas, solucionar o problema e recuperar a sua integridade financeira no mercado.

Tenha noção da situação

O primeiro passo para solucionar as dívidas é ter clara noção da situação em que se encontra. Para isso, será preciso fazer uma lista de todas as dívidas, com valores atualizados, valor inicial e as taxas de juros de cada uma.

Ao saber todos os detalhes, você tem todas as informações que precisa para agir e começar a solucionar o problema. Por isso, você pode utilizar a ajuda de uma planilha para organizar melhor as dívidas.

Por fim, com uma noção exata do tamanho das suas dívidas, pode ser que você se assuste ou se surpreenda positivamente com os valores organizados e atualizados. De qualquer forma, veja abaixo qual o próximo passo para diminuir esse problema.

Tente negociar melhores condições

Geralmente as instituições ou até mesmo os credores costumam dar boas condições de pagamento para quitação à vista ou até mesmo para pagar parcelado se um acordo for firmado.

Por isso, procure o gerente do banco, negocie suas dívidas por lá e faça o mesmo com todos os seus credores. Analise a possibilidade de pagar o máximo possível à vista. E sabendo disso, mais abaixo vamos te mostrar outra maneira de fazer uma boa negociação.

Por enquanto, foque em conseguir os melhores acordos, mas tenha noção exata do que você pode pagar à vista e o que pode pagar parcelado, somando todos os valores de parcelas de renegociações. Isso é importante para que você consiga cumprir os acordos e não corra o risco de ter a dívida atualizada com novos valores e juros bem mais altos.

Agora que você tem em mãos informações como o valor inicial da dívida e o quanto está pagando de juros em cada uma, fica mais fácil saber até onde pode apertar para conseguir mais desconto.

O poder da negociação é tão grande, que em alguns casos, as pessoas conseguem diminuir suas dívidas em até 90%, somente aproveitando as oportunidades que surgem para quitação.

Aproveite as oportunidades

Muitas vezes os próprios credores ou empresas como o Serasa fazem plantões de quitação de dívidas com descontos mais que especiais. Por isso, fique de olho nessas oportunidades para conseguir boas propostas.

Estes eventos são feitos geralmente uma vez ao ano e o Serasa, por exemplo, já ajudou muitas pessoas a saírem do negativo e conseguirem ter o seu nome limpo novamente.

Aproveite para sugerir a ideia para seus credores menores, demonstrando a sua vontade de pagar a dívida e também que entende a necessidade do credor de receber, conseguindo assim mais empatia e um bom acordo entre as partes.

Nos casos de credores menores, como amigos ou pequenos comércios, ser honesto e discutir a sua situação é a melhor forma de fazer bons acordos. A vantagem aqui é que se pode cortar os juros e conseguir parcelas pequenas com valores possíveis de se cobrir.

Considere trocar a dívida cara pela mais barata

Uma forma de quitar todas as dívidas de uma só vez é pegando um empréstimo. Ainda assim, é preciso ter extremo cuidado com esse movimento para que essa decisão não se torne uma dor de cabeça maior no futuro.

Aqui você vai trocar as suas dívidas caras, com juros altos e condições de pagamento ruins por uma conta mais barata, que você consegue parcelar e pagar todos os meses.

Atualmente existem muitas empresas especializadas em crédito para negativados que oferecem empréstimos com boas condições de pagamento e juros bem abaixo do mercado. Algumas delas são:
Creditas
● Geru
● Crefisa
● Credmais Fácil

Você também pode acessar o site do Serasa eCred para encontrar as melhores ofertas de empréstimo de acordo com o seu perfil, podendo até mesmo simular empréstimos no site.

Pronto! Com essas dicas acima você vai conseguir ter controle das suas dívidas. Mesmo que você ainda não tenha o dinheiro para pagar, não deixe de entrar em contato com todos os credores para descobrir a situação de cada conta.

A partir de agora, nós vamos falar de uma outra parte importante para quitar as dívidas: ter mais dinheiro. Sabemos que se você tem dívidas é porque não pode realizar os pagamentos por falta de dinheiro, então vamos mostrar algumas soluções para você ter mais dinheiro para cumprir seus acordos firmados para quitação.

Faça cortes necessários no orçamento

O primeiro passo é verificar o que é possível cortar para diminuir as contas mensais e ter mais dinheiro sobrando. Nesse caso, quanto mais você diminuir o seu padrão de vida, melhor será para a sua saúde financeira. Veja algumas dicas para economizar no orçamento mensal.

● Troque restaurante pela comida caseira
● Troque o meio de transporte
● Faça uma lista na hora das compras
● Desligue aparelhos e luzes não utilizados
● Corte as assinaturas
● Mude o telefone para pré-pago
● Considere dividir a internet com o vizinho
● Negocie o valor do aluguel

Você sabe mais do que ninguém o que é possível cortar no seu orçamento. Anote seus gastos para ter noção de onde está o seu dinheiro e corte tudo que for possível para sobrar mais no fim do mês.

Consiga mais dinheiro fazendo renda extra

Se você ganha pouco e não conseguiu enxugar mais contas do seu orçamento, talvez seja preciso fazer renda extra para conseguir mais dinheiro.

Uma boa maneira de conseguir uma renda extra relevante é criar um empreendimento online. Essa é uma boa ideia por ter um custo de implementação muito baixo, com hospedagem e registro de domínio.

Ao contratar um serviço de hospedagem, você pode criar um blog com um assunto que domina e monetizar com propagandas ou até mesmo um e-commerce para vender online, conseguir alcançar mais pessoas e fazer muitas vendas, resultando em um alto lucro.

Mas se você não entende nem deseja entender sobre hospedagem de sites ou criar sites também há soluções. Vender no ambiente físico (embora essa seja uma ideia que traz menos lucro) pode te ajudar a conseguir uma renda extra. Veja essa e outras maneiras de conseguir um dinheiro extra para o orçamento:

● Vender sanduíches, salgados ou doces
● Revender produtos de beleza
● Dar aulas particulares
● Lavar carros
● Passear com cachorro
● Trabalhar com delivery
● Trabalhar como motorista de aplicativo
● Fazer serviços freelancer online
● Vender itens que não usa mais

Conclusão

Existem muitas formas de encarar as dívidas e controlar este problema, mas fugir não é uma delas. Se você conseguir se organizar com as dicas que oferecemos, vai ser muito mais fácil quitar todas as dívidas e recomeçar a sua vida financeira.

No entanto, você precisa ter em mente que este é um período de sacrifício e alguns cortes serão dolorosos, mas necessários. Se as dívidas forem muito altas, considere vender algum bem de valor financeiro como um carro ou moto. Tudo vai depender, é claro, do quão rápido você deseja acabar com esses problemas financeiros.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Conhece algum amigo que precisa dessas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a se livrar do problema das dívidas.

Faça seu comentário usando o Facebook
Qual sua reação sobre o post!?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Menu
Right Menu Icon