Produção industrial no Brasil cai 18,8% em abril pior resultado em 18 anos

Compartilhar

A produção industrial caiu 18,8% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a queda mais intensa da indústria da série histórica, iniciada em 2002.

O resultado reflete os efeitos do isolamento social, iniciado em meados de março, para controlar a propagação do novo coronavírus. Em relação a abril de 2019, a produção caiu 27,2%. No ano, a indústria acumula queda de 8,8% e em 12 meses, recuo de 2,9%.

Abril foi o primeiro mês inteiramente afetado pela paralisação da atividade econômica por causa da pandemia. Embora o funcionamento de indústrias não tenha sido proibido nos decretos de quarentena, muitas paralisaram ou reduziram drasticamente a produção diante da dificuldade de escoamento, ou mesmo como medida de proteção.

O caso da indústria automotiva é o mais emblemático. Segundo o IBGE, o segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias recuou 88,5%, pressionado pelas interrupções da produção dos automóveis, caminhões e autopeças. Fio a queda mais intensa dessa atividade desde o início da série histórica. Em março a retração já tinha sido de 28%.

A interrupção da produção de veículos afetou outros segmentos industriais, aponta a pesquisa: metalurgia (-28,8%), produtos de borracha e de material plástico (-25,8%) e máquinas e equipamentos (-30,8%).

 

 

Fonte: TERRA

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Produção industrial no Brasil cai 18,8% em abril pior resultado em 18 anos

Comments are closed.