Onda Sul FM

Programa Bolsa Família registra baixo número de atendidos em Alpinópolis

bolsa família

No mês de setembro, o programa Bolsa Família registrou uma baixa no número de atendidos na cidade de Alpinópolis. A quantidade diminuiu cerca de 5,1% comparado ao mês de agosto e caiu 14,5% com relação a setembro do ano passado. Ao todo, neste mês serão atendidas 578 famílias na cidade, esse valor corresponde a 31 a menos que no mês anterior. Nos últimos 15 anos, esse valor é o menor já registrado em Alpinópolis. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Social, órgão subordinado ao Ministério da Cidadania.

Os beneficiários equivalem a 8,1% da população total do município, nele está incluso 35 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. No próximo mês, setembro de 2019, serão repassados R$81.544 ás famílias do município, desse valor, para cada família, o benefício médio transferido é de R$141,08 por família.

De acordo com o último relatório divulgado pelo ministério, a cobertura do programa é de 69% ou seja, nem todos que necessitam são atendidos, ficando cerca de 31% das famílias pobres de Alpinópolis sem receber o auxílio do Bolsa Família.

O número de beneficiários do Bolsa Família em Alpinópolis vem oscilando desde o início deste ano. De acordo com o Governo Federal, o município de Alpinópolis está abaixo da meta de atendimento do programa. O foco da gestão municipal deve ser na realização de ações de Busca Ativa para localizar famílias que estão no perfil do programa e ainda não foram cadastradas. A gestão também deve atentar para a manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que as famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido.

 

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA