Projeto da Unifal ajuda coletores de lixo na prevenção à Covid-19 em Poços

Compartilhar

Um projeto da pós-graduação de Ciências Ambientais da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) tem ajudado coletores de lixo reciclável a prevenir a Covid-19 em Poços de Caldas.

A princípio, o grupo ia desenvolver um trabalho de conscientização sobre a forma correta de se separar materiais recicláveis. Mas, com a pandemia, em visitas a cooperativas e associações de reciclagem, os pesquisadores perceberam o risco de contágio nesses locais.

“Os pontos críticos observados durante as nossas visitas foram a dificuldade das pessoas separarem em suas casas as máscaras e as luvas, como é uma novidade para todo mundo, as pessoas têm dificuldade em saber qual a forma correta de descarte e também nós percebemos s dificuldade dos trabalhadores das cooperativas em utilizar os equipamentos de proteção individual, uma vez que as exigências aumentaram, então eles sentem a dificuldade de adaptação ao uso desses equipamentos”, disse a professora da Unifal, Adriana Imperador.

Segundo a professora, várias rodas de conversas foram feitas para orientar os trabalhadores.

“Então durante essa visita nas cooperativas, nós percebemos a necessidade e urgência em trazer informações relacionadas à segurança do trabalho dos cooperados. Então nós formamos rodas de conversas, bastantes informais, onde as pessoas puderam tirar dúvidas a respeito do vírus, da pandemia, dos principais sintomas da Covid-19, das formas de contágio e como evitar a contaminação pelo material descartável”, explicou a professora.

Segundo os trabalhadores, diariamente eles encontram máscaras, luvas e até produtos hospitalares misturados entre os recicláveis.

“Muitos que trabalham com a gente estavam muito leigos de como seriam contaminados, porque que tinha que ter a luva, o álcool, foi um ganho de informação muito grande para a associação e visibilidade, a gente conseguir mostrar pro pessoal o que acontece dentro de uma associação, o porquê dela fazer uma coleta seletiva dentro de casa e não jogar máscaras e luvas, porque a gente vai se contaminar aqui dentro. Se ver algo contaminado, a gente vai se contaminar aqui, não tem como a gente ficar imune a isso”, disse um dos associados, Vagner Rogério de Freitas.

Cerca de 80 pessoas participaram dos encontros realizados na Associação de Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis e também em uma cooperativa da cidade.

Fonte: G1

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Projeto da Unifal ajuda coletores de lixo na prevenção à Covid-19 em Poços

Comments are closed.