Onda Sul FM

Qual é a mais saudável: batata doce ou normal

Batata doce ou batata normal; qual a melhor para o nosso cardápio?

Poderíamos a princípio, dar a vantagem à batata-doce, já que esta, tem um índice glicêmico mais baixo, o que significa que os carboidratos que a compõe demoram mais a entrar na corrente sanguínea na forma de glicose.

Mesmo sendo chamada batata doce, ela seria mais indicada para quem tem diabetes ou quer emagrecer. Mas quando se trata do quesito nutrientes, quem leva vantagem é a batata comum, a chamada batatinha.

A batata comum, é rica em minerais essenciais, como ferro, magnésio e potássio. Vence também na quantidade de proteína e fósforo. Além disso, a batata comum garante 25% da vitamina C que necessitamos por dia.

Ao tentar saber qual seria então a melhor, o resultado é um empate técnico. Uma batata não é melhor que a outra. Ambas se complementam. É um alimento importantíssimo na alimentação diária.

Todavia, mais importante do que o tipo da batata consumida, é a forma como ela é preparada. Cem gramas de batata cozida têm 52 calorias, já nas fritas, o número sobe para 267 calorias. No caso das batatas comuns, lembre-se de manter a casca durante o processo de cozinhar.

Vale lembrar: “A maioria dos nutrientes não está na casca, e sim em toda a batata. No entanto, a casca é fundamental para retê-los”, informa a Washington State Potato Comission, uma organização que reúne produtores de batata dos EUA.

Foto: Reprodução
Via: Noticías ao Mundo/Nutriçãohttp://Qual é a mais saudável: batata doce ou normal?
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA