Pesquisar
Pesquisar

Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais 

15/07/2025
em Artigos
Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais 

FAEMG SENAR | Divulgação

As últimas semanas foram de comemoração para os produtores de queijo do Norte de Minas, que conquistaram mais de 20 medalhas em duas das mais importantes premiações do país: a ExpoQueijo Araxá e o Prêmio Queijo Brasil / Festival Nacional do Queijo, realizado em Blumenau (SC).

Os destaques vieram de produtores dos municípios de Porteirinha, Manga e Catuti – este último com a maior quantidade de prêmios. A queijaria Xodó, comandada pelo casal Sara Manoel e Marcelo Maurício, levou para casa cinco medalhas no Prêmio Queijo Brasil, incluindo duas de ouro. Com pouco mais de quatro anos de atividade, essa foi apenas a segunda participação da queijaria em concursos.

“Desde que finalizamos os cursos do Senar Minas, começamos a produção. Com o apoio da instrutora Luciana Godinho, fomos aperfeiçoando nossos queijos. Receber cinco medalhas em um concurso com dois mil inscritos é um sonho realizado. O Senar teve papel fundamental para iniciarmos com conhecimento, qualidade e profissionalismo”, afirmou o casal.

Medalha de ouro também em Manga

Também premiados com dois ouros inéditos na ExpoQueijo Araxá, Edivaldo Lôpo de Alkimin e João Vitor Alkimin, gestores do Laticínios Vista Alegre (Manga), comemoraram a conquista. A empresa familiar se destaca pela sustentabilidade e integração na fazenda. A participação no concurso foi incentivada por consumidores e especialistas, que reconhecem a qualidade do produto.

“Iniciamos nossos processos produtivos com os cursos do Senar, ainda no ano 2000, e desde então buscamos aperfeiçoamento. Os queijos premiados são produzidos com a mesma receita há anos. Essa conquista vai muito além das medalhas – representa o reconhecimento de um trabalho sério, feito com dedicação e responsabilidade”, ressaltou João Vitor.

Premiações

ExpoQueijo Araxá (junho/2025)
Premiações do Norte de Minas:

Laticínios Vista Alegre (Manga)

Ouro – Queijo de leite pasteurizado, casca lisa (até 15 dias) – Queijo Minas padrão

Ouro – Queijo de leite pasteurizado, casca lisa (acima de 181 dias) – Queijo parmesão

Queijaria Estrela da Serra (Porteirinha)

Prata – Queijo de leite cru, massa filada – Queijo tipo nozinho

Queijaria Dona Saúde (Porteirinha)

Bronze – Categoria Queijo de leite cru

Prêmio Queijo Brasil (10 a 13 de julho, Blumenau/SC)
Premiações do Norte de Minas:

Queijaria Xodó (Catuti)

Ouro – Queijo palito condimentado e Doce de leite tradicional

Prata – Queijo Minas padrão e Doce de leite com café

Bronze – Queijo palito

Requeijão Vó Luzia (Porteirinha)

Ouro – Requeijão moreno

Queijaria MJ (Porteirinha)

Ouro – Requeijão moreno e Manteiga de garrafa

Requeijão Toko (Porteirinha)

Ouro – Requeijão

Queijaria Dona Saúde (Porteirinha)

Prata – Queijo cozido palito, Queijo nozinho e Queijo trancinha

Queijaria Rubi (Porteirinha)

Prata – Queijo trancinha

Bronze – Queijo de massa cozida

Fazenda 3J (Porteirinha)

Prata – Queijo Minas Artesanal

Recanto do Queijo (Porteirinha)

Bronze – Queijo Minas Artesanal

  

0
COMPARTILHAMENTOS
6
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp

Relacionado Posts

Prefeito de Divinópolis afirma que presidente da AMM será vice na chapa de Cleitinho ao governo de Minas 
Artigos

Prefeito de Divinópolis afirma que presidente da AMM será vice na chapa de Cleitinho ao governo de Minas 

02/09/2025
Mais de 6 mil litros de leite são doados pelo Sistema Faemg Senar 
Artigos

Mais de 6 mil litros de leite são doados pelo Sistema Faemg Senar 

02/09/2025
Rodrigo Pacheco reafirma permanência no PSD e cobra freio a movimentos de adesão à extrema direita 
Artigos

Rodrigo Pacheco reafirma permanência no PSD e cobra freio a movimentos de adesão à extrema direita 

01/09/2025
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais 
Artigos

Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais 

29/08/2025
Próximo Post
sirene viatura

Ciclista fica ferido em acidente na MG-179 na tarde desta terça-feira (15)

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo