Renatinho anuncia que não será candidato à reeleição em Passos

Compartilhar

O prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, mais conhecido como Renatinho Ourives, anunciou oficialmente, nesta terça-feira, 08, que não será candidato à reeleição. Numa reunião realizada no início da tarde de ontem, da qual participaram seus secretários municipais e assessores diretos, o prefeito, que é filiado ao Cidadania, fez o comunicado, ressaltando que a decisão foi “tomada de forma serena e bastante tranquila”, depois de muita reflexão e opiniões familiares, e era de caráter pessoal.

E uma nota lida no encontro e distribuída à imprensa, o prefeito ressaltou que sua gestão se encerra em 31 de dezembro próximo, afirmando sua certeza de entregar a prefeitura bem melhor do que recebeu. Ele enumerou as principais conquistas de sua gestão e lembrou que assumiu a administração com dívidas superiores a R$60 milhões, débitos trabalhistas e os atrasos de repasses por parte do Governo do Estado superiores a R$60 milhões, ações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) nas gestões anteriores, oposição parcial da Câmara e outros desafios.

O prefeito Carlos Renato Lima Reis foi eleito em 2016 com 26.148 votos (46,47%) pela coligação “Levanta Passos”, que, além do seu partido PSD, tinha o apoio do PP, PRB, PSDB, PV, PTB, PRP, PT, PPS, PROS e SD. No ano passado, ele deixou o PSD e se filiou ao Cidadania. A nota, na íntegra, está transcrita abaixo:

“Meus queridos cidadãos e cidadãs de Passos
Comunico a todos que não serei candidato nas próximas eleições municipais. Esta decisão, depois de muita reflexão e opiniões familiares, é de caráter pessoal e foi tomada de forma serena e bastante tranquila. Nesta terra amada, dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Passos, “combati o bom combate” com dedicação integral ao Município, que é o meu berço e meu maior orgulho! Só Ele e eu, sabemos os percalços que enfrentei até este momento.

Quando um cidadão de bem, ficha limpa e limpo de vaidades e devaneios se propõe, de forma altruísta, a trabalhar incansavelmente ao povo de sua terra, não imagina, em princípio, das pedras, armadilhas e interesses obscuros que irá enfrentar. Enfrentei, com alegria e também com tristeza! Portanto, eu gostaria de agradecer a cada pessoa que votou em mim, me apoiou e acreditou no nosso trabalho e ajudaram a construir uma cidade melhor e uma prefeitura que recuperou sua credibilidade!

A nossa gestão se encerra em 31 de dezembro próximo e tenho certeza de entregar a prefeitura bem melhor do que recebi. As dificuldades encontradas são notórias. As piores crises do país se agravaram no meu mandato. Paralisação e greve dos caminhoneiros, assalto generalizado a bancos em nossa cidade, operações especiais do Gaeco envolvendo agentes públicos de administrações anteriores, pandemia, apoio parcial da Câmara de Vereadores em evidente oposição a projetos importantes para a cidade… e tantos outros infortúnios.

Assumimos a gestão de uma cidade economicamente destruída. Dívidas ultrapassavam 60 milhões, com a Receita Federal, Cemig, fornecedores, servidores, entre tantas outras. Débitos trabalhistas em torno de 15 milhões… suspensão dos repasses do governo do Estado de Minas Gerais que hoje ultrapassa os 60 milhões de reais devidos ao Município. A prefeitura não tinha nenhuma credibilidade no mercado, na cidade e nos órgãos de controle.

O desânimo e insegurança eram generalizados nos servidores, sempre temerosos da suspensão dos seus salários.
Tudo isso foi recuperado e perseguido desde o meu primeiro dia de mandato. A Prefeitura paga seus compromissos em dia; os servidores sempre receberam seus proventos antes do 5º dia útil, as dívidas acumuladas foram quase todas honradas, centenas de precatórios de muitos milhões de reais foram liquidados, muitos cargos foram cortados e hoje a situação financeira da prefeitura é de liquidez plena. Enumerar aqui tudo o que foi feito no meu mandato seria uma tarefa exaustiva, mas importantes ações foram empreendidas, dentro das escassas possibilidades.

Cito, por ser de extrema importância, algumas que merecem destaque: conclusão de obras abandonadas por gestões anteriores, como o canal do polivalente, o PSF Planalto, o desbloqueio da Avenida José Caetano de Andrade, vários CEMEIs construídos e reforma de todos eles, investimento maciço em educação e segurança, abertura da Rua Santa Casa, calçamento da Avenida Paulo Pimenta, interligando bairros importantes da cidade, projeto de lei da Inovação Tecnológica como alternativa empreendedora no Município, revitalização do Olho Vivo, Delegacia da Mulher, criação das Secretarias de Esportes e da Cultura, o tão sonhado plano de carreira dos profissionais da Educação e por aí vai…

O ano de 2020 foi atropelado pela Pandemia. Talvez o maior desafio da minha administração. A saúde pública foi tratada com um olhar diferenciado e preocupante. Foram e são ações específicas, pontuais, resolutas e aderentes a todas as recomendações dos órgãos superiores, que, felizmente, foram e estão sendo bem sucedidas! Vivi momentos difíceis e de extrema decepção! Mas também vivi momentos de glória! Nunca esquecerei os rostos das crianças que foram beneficiadas com os novos CEMEIs, nunca esquecerei do Premio Prefeito Empreendedor, recebido pelo Sebrae, elevando Passos à categoria de melhor município do Estado na Educação Empreendedora, concorrendo também ao prêmio nacional e levando a experiência do município para a Colômbia.

Nunca esquecerei as medidas e decisões tomadas pela retidão e pela justiça, que me remetem à tranquilidade do meu descanso! Por fim, agradeço de coração, a todos os que me apoiaram e que acreditaram em mim. Que o Senhor Bom Jesus dos Passos ilumine a todos para que façam uma boa escolha da sucessão municipal. Homem ou mulher, que proporcione a população sempre uma cidade melhor para se viver! Dia 31 de dezembro vou sair do jeito que entrei: pela porta da frente com a consciência do dever cumprido! Agradeço, de coração, pela oportunidade de governar nossa cidade de forma serena, tranquila e justa, os desígnios do povo de Passos. De todo o meu coração, o meu muito obrigado!

Carlos Renato Lima Reis
Prefeito Municipal”

Fonte: Click Folha

Faça seu comentário usando o Facebook