Safra de amendoim cresce no Brasil e aumentará em quase 50% no estado de MG

Compartilhar

Em 2020, a safra de grãos de Minas Gerais deve bater recorde com uma produção prevista de 14,3 milhões de toneladas – a maior desde 1976. Em meio aos produtos mais cultivados no estado, como milho, trigo, arroz e soja, o amendoim já ganha destaque.

Se em 2019 foram produzidas 7,7 mil toneladas do grão nas fazendas do estado, neste ano a expectativa é de 11,5 mil toneladas, um aumento de 49,8%. A área colhida também foi ampliada, passando de 2,4 para 3,5 mil hectares. Para complementar, em 2020, o Valor Bruto da Produção (VBP) foi o que mais cresceu, chegando a 67,7% de aumento em relação ao ano passado, passando de R$ 21 para R$ 36 milhões.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), anunciou de acordo com seus dados que a  produção de amendoim também está em expansão no país, mas em uma proporção bem menor que em Minas Gerais. A área de amendoim plantado no Brasil atingiu 150,4 mil hectares, um acréscimo de 7,6% em comparação com o ano passado.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, explica que o cultivo de amendoim ocorre majoritariamente na primeira safra, no verão. “Principalmente durante a entressafra da cana-de-açúcar, por ser uma ótima opção para a rotação de culturas, possibilitando recuperar o solo com fixação de nitrogênio”, diz.

Em 2019, as três cidades com maiores áreas de plantio de amendoim foram Frutal, Santa Vitória e Iturama, todas na região do Triângulo Mineiro

Faça seu comentário usando o Facebook
Qual sua reação sobre o post!?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Menu
Right Menu Icon