Saúde Mental: 5 aplicativos que podem te ajudar durante a quarentena

Compartilhar

Pouco tempo depois do Brasil ser considerado um dos países mais ansiosos do mundo, o Coronavírus chegou e com ele, o isolamento social. Logo 2020 que teria vários feriados prolongados para relaxar… Mas, tenhamos calma! 2020 também traz a tecnologia em nosso favor e desta vez podemos contar com ferramentas que em pandemias globais passadas não existiam, como wi-fi em casa, redes sociais para matar a saudade dos amigos, internet móvel, serviços de streaming, aplicativos de entrega de comida, sinal de wifi 4g, ebooks de vários temas, enfim… Todo o acervo tecnológico para que o #fiqueemcasa seja mais equilibrado.

Atualmente, até as prestadoras de serviços que oferecem internet estão se adaptando a esta nova demanda, aumentando a velocidade de banda larga para todos os assinantes, sem custo extra, a operadora Vivo, por exemplo, criou diversas ações que beneficiam os usuários nesse período de quarentena. Para saber mais sobre estas ações, consulte o atendimento da Vivo. Então, respira, inspira, Não pira… repita. E acompanhe 5 apps que podem auxiliar na saúde emocional nessa quarentena:

MEDTOPIA
É um aplicativo com mais de 250 meditações e músicas relaxantes com sons da natureza, que auxiliam na diminuição do estresse, insônia e potencializa o exercício de autoconhecimento, além de fortalecer o sistema imunológico, pois quando a mente vai bem, o corpo fica mais forte também. Medtopia tem uma programação simples e profissional, que pode ser destinada a todos, desde iniciantes a praticantes mais antigos da meditação guiada.

COGNI
Nesse app, é possível registrar as emoções, anotar o sentimento de certas ocasiões e qual ação foi tomada a seguir. O intuito é criar um banco de dados e gerar gráficos que possam auxiliar o usuário no entendimento comportamental e identificar os padrões que podem ser trabalhados. Esse método é usado em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), um tipo de psicoterapia que vem ganhando espaço no Brasil por causa de seus resultados assertivos.

QUEIMA DIÁRIA
Durante e após a prática de exercícios físicos, o cérebro libera a endorfina, hormônio natural produzido pelo corpo que proporciona sensação de bem-estar, alegria e conforto, então nada mais justo que incluir na lista. O “Queima Diária” é conhecido como a “Netflix Fitness” e contém mais de 120 mil aulas preparadas por profissionais da área. Os vídeos podem ser acessados no app, computador e TV Smart. Além de exercícios mais pesados, a plataforma oferece aulas de Yoga para todos os níveis, Pilates e danças.

BEBA ÁGUA – Alerta, Lembrete e monitoramento
Apesar de beber água parecer óbvio, não é. A mudança de rotina, o home office, os longos momentos em casa, parecem reduzir a vontade de hidratação. Mas vale lembrar que a sede é o pedido de socorro do cérebro, sinalizando que está desidratado, o que pode contribuir ou piorar os efeitos da ansiedade devido ao funcionamento comprometido do corpo. Mais que lembretes, o app calcula a quantidade de água necessária para o corpo, baseada no peso do usuário.

ZEN
Desenvolvido pela blogueira e youtuber Juliana Goes, o Zen é considerado um dos aplicativos mais completos para saúde mental. Com reflexões, trilhas sonoras e vídeos para relaxamento, ainda complementam o conteúdo atualizações diárias sobre bem estar, hábitos saudáveis de alimentação, termômetro de emoções, mantras para renovação de energias e até histórias para dormir.

É bom lembrar que as ferramentas são um complemento. Procure um psicólogo, mesmo que online, sempre que necessário!

Faça seu comentário usando o Facebook