Secretário de Saúde de Minas planeja vacinação contra COVID-19 a partir de janeiro

Compartilhar

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, comentou o planejamento do estado para receber uma possível vacina contra o novo coronavírus. Segundo o chefe da pasta, o governo estadual trabalha com mais de uma possibilidade de tipo de vacina e projeta a distribuição pronta para ser feita a partir de janeiro de 2021.

Em sabatina na manhã desta segunda-feira no Assembleia Fiscaliza, evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais que busca ouvir todo o secretariado, Carlos Amaral aborda o cronograma para chegar à data de distribuição. Ele também comenta que a estrutura pode ser reaproveitada.
Apesar da perspectiva do secretário, a vacina no Brasil ainda é uma incógnita, tanto pela falta de comprovação exata quanto pela origem. Quanto a isso, Carlos Pimenta (PDT), deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, alertou sobre as especificidades das vacinas que estão sendo testadas ao redor do mundo e que podem ser adquiridas pelo governo federal.
“Existe uma vacina que está sendo testada e que necessita de armazenamento de -70ºC. Nenhum freezer nosso chega a isso, o máximo que chega é a -26ºC, então não pode colocar nesse normal. E vai que seja essa a escolhida pelo governo federal. Então, seria muito interessante a secretaria se preparar para isso, seria importante focar nesse programa de vacinação”, alertou Pimenta.
A sessão foi encerrada com o encaminhamento de quatro requerimentos por parte dos deputados que compõem a Comissão de Saúde. Entre eles, além da questão da distribuição da vacina, estão a retomada das aulas e testagem de servidores da saúde e da própria população.
De acordo com dados divulgados nesta segunda pela Secretaria de Saúde, Minas Gerais tem 398.014 casos confirmados de COVID-19. Desses, 9.794 pacientes morreram.
Fonte: Estado de Minas
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Secretário de Saúde de Minas planeja vacinação contra COVID-19 a partir de janeiro

Comments are closed.