Sem 4 estados, Brasil registra 264 novas mortes por covid

Compartilhar

O Brasil registra nesta segunda-feira, 9, uma média móvel de 338 óbitos por dia por causa da covid-19, número que compila dados dos últimos sete dias. Nas últimas 24 horas foram contabilizados mais 15.211 casos e 264 mortes, segundo levantamento feito por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de saúde.

No total, o País tem 5.675.766 casos confirmados e 162.638 mortes desde o início da pandemia. Os estados do Amapá e São Paulo não tiveram novas atualizações dos dados nesta segunda. Dados de mortes do Rio de Janeiro e Minas Gerais também estão zerados por problemas no sistema. O Rio atualizou o número de novos casos (405), mas disse que o total de óbitos será computado quando o sistema do Ministério da Saúde voltar ao normal. No caso do Amapá, o abastecimento de informações tem sido afetado pelo blecaute que atinge o Estado.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou nesta segunda-feira, 9, que não consegue acessar os dados completos sobre o coronavírus. De acordo com a pasta, desde a última quinta-feira, o sistema do Ministério da Saúde está com problemas.

Já o Ministério da Saúde admitiu que está com problema em seu sistema de informações dos dados sobre o coronavírus. A pasta informou por meio de nota que alguns dos números sobre a doença não são atualizados desde a última quinta-feira, 4.

Segundo comunicado, a pasta já “restabeleceu parte do sistema de informações” e “segue monitorando as demais páginas que ainda não estão totalmente normalizadas e podem, eventualmente, precisar de ajustes”. Ainda, acrescentou que alguns serviços, como “painéis e portais apresentados pelo LocalizaSUS podem se encontrar temporariamente indisponíveis, devido as ações do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) para normalizar o sistema”.

O problema também influenciou diretamente no acompanhamento do número de recuperados, que está estacionado em 5.064.344 desde a semana passada.

Dados Oficiais do Governo

O Ministério da Saúde registrou, mais cedo, 231 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 162.628, embora os números do Estado de São Paulo sigam desatualizados em meio a problemas técnicos. De acordo com a pasta, 10.917 novas infecções foram reportadas nesta segunda, com o total de casos no país atingindo 5.675.032.

Além da desatualização em São Paulo, Estado brasileiro mais afetado pela pandemia, as segundas-feiras costumam ser dias em que os números da Covid-19 no Brasil ficam abaixo da média, diante do represamento de testes aos finais de semana.

As contagens de São Paulo fornecidas pelo ministério ainda remetem à última quinta-feira. A pasta também não atualiza os números de pessoas recuperadas e pacientes em acompanhamento desde quarta-feira.

Outros Estados além de São Paulo chegaram a ser impactados por problemas técnicos no final de semana, mas já tiveram seus dados normalizados pelo Ministério da Saúde.

Segundo o secretário da Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, o governo estadual solicitou ao ministério a retomada do sistema de notificação para acompanhamento dos números da pandemia.

“Desde a última sexta-feira não estamos sendo fomentados com os dados pelo Ministério da Saúde, que é o sistema Sivep-Gripe, por problemas técnicos… Há pouco, enviei ofício ao Ministério da Saúde solicitando a imediata retomada do sistema de notificação para que possamos acompanhar atentamente a evolução da pandemia no nosso Estado”, disse Gorynchtein em entrevista coletiva concedida nesta segunda.

O governador paulista, João Doria (PSDB), acrescentou que as informações não estão sendo processadas pelo ministério por “razões que desconhecemos” e que outros Estados também enfrentaram problema semelhante.

 

 

Fonte: Terra

Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Sem 4 estados, Brasil registra 264 novas mortes por covid

Comments are closed.