Onda Sul FM

Sobem para 32 os casos notificados de febre maculosa em Contagem

Subiu para 32 o número de casos suspeitos de febre maculosa em Contagem-MG. Duas pessoas morreram vítimas da doença entre o final de maio e início de junho. Outras duas mortes são investigadas. O balanço de notificação dos casos foi atualizado hoje, 5 pela Prefeitura de Contagem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, as quatro pessoas que morreram são da mesma família e moravam na região do bairro Nacional. As vítimas se reuniuram para capinar e cercar um terreno na região Nacional e foram picados pelo carrapato-estrela, o vetor da febre maculosa.

A prefeitura de Contagem montou uma força tarefa para combater o vetor da doença. Uma unidade de saúde foi aberta na região Nacional para atender as 128 pessoas que foram picadas por carrapatos após entrarem na mata para cercar o terreno.
Entre as medidas adotadas estão a limpeza da área onde foram encontrados os focos dos carrapatos e a pulverização na região e nas casas. Cavalos sem dono que transitam na região foram recolhidos e recebem banho de carrapaticida.
A Guarda Civil monitora com um drone capivaras que são amplificadores da febre maculosa. Secretarias estudam formas de captura das capivaras para vermifugação.

Desde esta terça-feira, 4, a prefeitura faz a aragem do terreno de oito hectares, onde estão os focos de carrapatos. A terra é revirada e será aplicada cal no solo. O contato do pó químico com solo provoca uma acidez capaz de matar o parasita.

Carrapato-estrela transmite a febre maculosa. — Foto reprodução: Adelcio R Barbosa/Divulgação/Prefeitura de Contagem
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA