Sul de Minas tem cinco municípios sem mortes por covid-19

Compartilhar

As cidades de Capetinga, Fortaleza de Minas, São José da Barra, São Roque de Minas e Pimenta são as cinco cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos e não contabilizaram mortes em decorrência da covid-19 até o momento. Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) divulgado nesta sexta-feira, a região já registrou 125 óbitos causados por infecção pelo novo coronavírus. Passos, com 26 ocorrências, é o município com maior número de mortes, seguido por São Sebastião do Paraíso (24) e Piumhi (10).

De acordo com a secretária municipal de saúde de Fortaleza de Minas, Mônica Emídio, a cidade tem sete casos confirmados de covid-19, sendo que cinco ainda são monitorados. Ela conta que, no início da pandemia, foram realizadas barreiras sanitárias na entrada do município e feito um trabalho de conscientização com a população. As barreiras sanitárias já foram retiradas e, em seu lugar, foram instauradas brigadas para conscientizar os moradores. Para Mônica, esse trabalho tem sido eficaz e importante para que não ocorram mortes no município.

São José da Barra tem 68 casos confirmados – desse total, 67 pacientes estão recuperados e um continua em isolamento domiciliar. Segundo Flávia Queiroz, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, a maioria dos casos foi importada por pessoas que residem no município, mas trabalham em outros locais. A prevenção ao novo coronavírus foi feita por meio de barreiras sanitárias, decretos municipais voltados ao funcionamento do comércio e fiscalização. Flávia explica que todas as medidas preventivas para a contenção do vírus continuam sendo realizadas e que os moradores estão sendo testados. Na última semana, foram feitos 124 testes, e dois moradores tiveram resultado positivo. No entanto, ambos já estavam recuperados quando os testes foram realizados.

Na última quinta-feira, 22, a prefeitura de São Roque de Minas divulgou o boletim epidemiológico com 28 casos confirmados – apenas uma pessoa continua em isolamento domiciliar. Já a Prefeitura de Capetinga anunciou, por meio das redes sociais, na última terça-feira, 20, que a cidade registrou, desde o início da pandemia, 56 casos do novo coronavírus. Ao todo, 52 pacientes estão recuperados e quatro continuam em isolamento domiciliar.

Fonte: Folha da Manhã
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Sul de Minas tem cinco municípios sem mortes por covid-19

Comments are closed.