Supervisor geral de endemias alerta população para surto de escorpiões em Carmo

Compartilhar

O supervisor geral de endemias da cidade de Alfenas, Valdenir Serafim alertou a população de Carmo do Rio Claro e região sobre a proliferação de escorpião. Segundo Valdenir, os escorpiões que tem sido encontrados em Carmo do Rio Claro é da família Tityus serrulatus e está presente em 14 Estados além do Distrito Federal.

As recomendações dadas aos moradores é que afastem camas, sofás, guarda-roupas pelo menos 15 centímetros de distância da parede, utilizar ralos de contenção nos banheiros, evitar cortinas que arrastem até o chão, cobrir portas com cobras artesanais de areias.

Além disso, não é recomendado utilizar inseticida para combater o escorpião. De acordo com o Ministério da Saúde, isso aumenta ainda mais o crescimento da espécie. Conforme as explicações dadas pelo supervisor geral de endemias, o animal passará a se alimentar das próprias crias e após não sentir mais o efeito do inseticida voltará a agir e de forma multiplicada uma vez que, os filhotes que sobrarem, serão soltos.

Manter o quintal limpo, cuidar do lixo dispensado pelas casas, limpar terrenos e cuidar das tubulações de esgoto evitam que o escorpião ofereça algum dano.

Ao ser picado por um escorpião, deve ser lavado o local e imediatamente procurar uma central de saúde para ser avaliado.

Faça seu comentário usando o Facebook