TJMG inicia Semana Nacional da Conciliação

Compartilhar

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) abriu, na manhã desta segunda-feira (30), os trabalhos da Semana Nacional de Conciliação, que tem como objetivo solucionar processos por meio de acordo com ambas as partes envolvidas no caso. Na solenidade de abertura, foi apresentado o projeto “Conciliação em Domicílio” idealizado pelo oficial de justiça Luiz Antônio Braga de Oliveira, de Governador Valadares.

A programação incluiu momento cultural com apresentação de instrumentos de cordas, palestras, homenagens e interação com o público por meio da internet. Foi reforçado que o compromisso do TJMG com a cultura da paz está ligado à criatividade, tecnologia e mudanças de mentalidade.
O presidente da corte, Gilson Soares Lemes, informou que há uma tradição de antipacifismo que resultou em um acúmulo de mais de 78 milhões de processos. Por este fator, segundo ele, a conciliação, além de aliviar o Judiciário, visa quebrar o tabu e mudar esta situação.
“Queremos contribuir para tornar nossa sociedade menos litigante e mais disposta a dialogar. As soluções construídas pelas partes têm mais chances de pacificar os conflitos entre as partes, se comparadas àquelas impostas por decisões judiciais. Por isso, é importante que os cidadãos brasileiros assumam esse protagonismo, com autonomia e maturidade”, defendeu.
Fonte: Estado de Minas
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “TJMG inicia Semana Nacional da Conciliação

Comments are closed.