Onda Sul FM

Tosse seca, o que pode ser – causas – tipos – como reconhecer e como tratá-la

Chegou o frio; e junto, chegam os problemas de alergia e as doenças respiratórias. Pelas condições climáticas, pelo tempo seco e frio, a indesejável tosse seca também vem a tona.

Mas você sabia que o sintoma pode ser desde uma leve irritação a uma doença grave?

A tosse seca é uma resposta do sistema respiratório para espantar os microrganismos presentes nas vias aéreas, como nariz, garganta e pulmão. A tosse se desenvolve por meio de contrações no diafragma ou na laringe.

Apesar de ser comum nesta época, ela é incômoda e pode ser um sinal de outros problemas de saúde. Por isso é preciso estar atento a tosse, principalmente quando ela for persistente.

Geralmente ela se apresenta como sintoma inicial de outras doenças:

– Gripe e resfriado – Alergia e infecções – Problemas no coração, rim ou estômago (como refluxo) – Crise de asma – Bronquite aguda – Pneumonia viral ou bacteriana – Tumores e cânceres – Tabagismo.

Contudo, se o quadro vier acompanhado de outros sinais, como febre alta, dor no corpo e nos olhos, o recomendado é procurar o médico imediatamente, recomendação também para a tosse que persiste por mais de dez dias.

As tosses são classificadas em agudas, crônicas e semi-aguda, que devem ser tratadas com atenção.

Ainda dentro das especificações, há outros tipos, como: – produtiva – com sangue – alérgica, dentre outras.

A tosse produtiva, por exemplo, é o oposto da seca, nela há a presença do catarro (que pode ser claro, espesso, branco, amarelo, esverdeado ou acinzentado), cujo objetivo é o de proteger as vias aéreas do ataque de vírus, bactérias e microrganismos, podendo indicar a presença ou não, de uma doença viral ou bacteriana.

A tosse alérgica aparece juntamente com o contato a produtos ou substâncias que causem irritações ao indivíduo; exemplo mais comum da poeira e dos animais.

Já a tosse com a existência de sangue demonstra infecção viral, fúngica ou bacteriana.

Um outro tipo de tosse é a psicogênica, embora seja constante, na verdade não é uma doença ou alerta do corpo. Esse tipo de tosse é uma mania, mas é bom lembrar que há casos em que ela pode ser causada por estresse ou ansiedade.

Outra tosse muito comum é a tosse por tabaco, crônica e persistente com uma secreção amarronzada.
Nos casos de persistência da tosse, pode ser que exista alguma outra coisa errada. Talvez um problema de saúde mais grave e o corpo talvez esteja causando a tosse como uma forma de alerta. Por isso, o melhor é procurar ajuda médica. Existem três especialidades médicas que você pode procurar: o clínico geral, um pneumologista ou o otorrinolaringologista.
Foto: Reprodução
Via: Segredos do Mundo http://Tosse seca, o que pode ser – causas – tipos – como reconhecer e como tratá-la
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA