Um homem de 42 anos, suspeito de ser o líder de uma organização criminosa especializada em fraudes com maquinários agrícolas, foi preso nesta quinta-feira (9) no bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, no Sul de Minas.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A prisão faz parte de uma operação conjunta entre a Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais (DEPATRI) e a Delegacia de Crimes Rurais de Alfenas, com o objetivo de desarticular o grupo criminoso. Ao todo, foram cumpridos mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão em diversos municípios da região.
Segundo a Polícia Civil, a quadrilha aplicava golpes utilizando documentos e cheques falsificados em nome de terceiros de boa-fé para adquirir tratores e outros maquinários agrícolas. Após a negociação, os bens eram entregues de forma parcial, até estarem completamente sob posse dos criminosos. Os pagamentos, no entanto, nunca eram realizados, já que os cheques usados eram falsos e sem fundos.
Durante as investigações, foram recuperados cerca de R$ 5 milhões em maquinários agrícolas. Os equipamentos foram localizados em propriedades rurais e depósitos ligados à quadrilha.
Além das prisões e apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de ativos financeiros dos investigados, como forma de garantir o ressarcimento às vítimas.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos, aprofundar a apuração sobre a atuação do grupo e buscar a responsabilização financeira dos suspeitos. As diligências seguem também para localizar os alvos que ainda estão foragidos.
Créditos: Onda Poços
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t