Um idoso de 69 anos foi multado por maus-tratos após deixar seu cachorro trancado dentro de um carro sob forte calor por aproximadamente uma hora e meia. O caso ocorreu na segunda-feira (14), por volta do meio-dia.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por volta das 13h30, pedestres acionaram os policiais ao notarem que um veículo Volkswagen Fox estava estacionado na Rua Bárbara Heliodora desde às 12h, com um cachorro pequeno preso no interior. O animal estava sem água, sem alimento e com as janelas completamente fechadas, sem qualquer ventilação, no Bairro São Geraldo, em Governador Valadares (MG).
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a porta do carro já aberta por populares, que haviam resgatado o cachorro e o encaminhado ao Centro de Zoonoses para atendimento.
Mais tarde, a polícia foi informada de que o tutor do animal — identificado por meio do registro do veículo — compareceu ao local para buscar o cachorro. Segundo relato da equipe médica, o idoso alegou ter deixado o cão no carro por apenas 30 minutos, enquanto utilizava o banheiro. Ao retornar, afirmou não encontrar mais o animal e foi informado de que ele havia sido recolhido pela Polícia Militar Ambiental.
A PM tentou entrar em contato com o idoso por telefone e também esteve em sua residência, mas ele não foi localizado e não respondeu às mensagens.
Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), manter animais em condições inadequadas — como falta de água, comida, ventilação ou exposição a altas temperaturas — configura crime de maus-tratos, passível de punição.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t