Um queijo artesanal produzido em Alagoa, no Sul de Minas Gerais, conquistou o Prêmio Super Ouro na ExpoQueijo Brasil — considerada a principal competição de queijos artesanais das Américas e uma das maiores do mundo. É a primeira vez que um produto brasileiro vence na categoria principal da premiação.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O evento foi realizado entre os dias 26 e 29 de junho, em Araxá (MG), reunindo mais de mil amostras de 16 países diferentes. Ao todo, cerca de 200 jurados, de sete nacionalidades, avaliaram os queijos em mais de 40 categorias. O Brasil se destacou, liderando o quadro de premiações com 39 títulos, seguido por Itália, Argentina e Peru.
O grande destaque da edição foi o queijo “Pedra do Segredo”, da Queijaria Pedra do Segredo. Ele competiu na categoria de queijo de leite cru, casca lisa ou lavada, com ou sem aquecimento, com mais de 180 dias de maturação. O produto se sobressaiu entre as amostras internacionais, alcançando a maior pontuação do concurso.
De acordo com a avaliação técnica, o queijo apresenta uma massa consistente, casca amarelada, interior cremoso e cristais de tirosina — indicativos de maturação prolongada. “É um queijo de massa semicozida, com maturação natural. Ele amadurece exposto na prateleira, sem controle de umidade ou temperatura. O nosso diferencial é o clima, sem interferência externa”, explicou Tatiane Barros Siqueira, representante da queijaria e prima do produtor Jaime Porfírio de Barros.
Esta foi apenas a segunda participação da queijaria no concurso, tornando a conquista ainda mais significativa. “É uma conquista imensa trazer esse prêmio para o Brasil e para Minas Gerais pela primeira vez”, comemorou Tatiane.
Fonte: terra.com.br
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7