Um registro raro e impressionante chamou a atenção de internautas em Carmo do Rio Claro (MG) nesta semana. Uma lontra foi flagrada nadando tranquilamente nas águas da Cachoeira Pedra Molhada, local que fica próximo à antiga Usina, ponto bastante conhecido da cidade. O animal, que é comum na região, geralmente não é visto com tanta facilidade em cenas tão naturais e próximas do ambiente urbano.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Segundo o Sargento Ricardo Rodrigues Alves, da Polícia Militar de Meio Ambiente, a lontra é um animal carnívoro que se alimenta principalmente de peixes e crustáceos. Ela é uma espécie nativa e desempenha papel importante no equilíbrio ecológico dos rios e córregos da região.
Além da lontra, o sargento destacou outros animais frequentemente encontrados em áreas de mata e margens de rios na região do Sul de Minas:
Capivara – herbívora, alimenta-se de ervas, plantas e cascas de árvores;
Quati – onívoro, come frutas, insetos, répteis e ovos;
Tamanduá-mirim – se alimenta de formigas, cupins, larvas e ovos de aves;
Cachorro-do-mato – tem dieta variada, incluindo vegetais, pequenos animais, crustáceos e frutas;
Preá – herbívoro, consome capim, sementes e raízes;
Javali – anda em bandos
A Polícia Militar de Meio Ambiente alerta para a importância da preservação desses animais, que são parte fundamental dos ecossistemas locais. O respeito ao habitat natural e a boa convivência com a fauna silvestre são essenciais para manter o equilíbrio ambiental.
O Comandante do quartel da Polícia Ambiental em Carmo do Rio Claro, Sargento Danielson Carlos da Silva, juntamente com o Sargento Ricardo Rodrigues Alves e o Cabo David Fabiano Flora, que já tem feito um importante trabalho na região, reforçam que é necessário manter distância dos animais silvestres, e qualquer intercorrência, o Quartel se coloca a disposição da comunidade e para informações.
A presença da lontra na cachoeira reforça a riqueza da fauna regional e serve como alerta para a necessidade contínua de educação ambiental e preservação dos recursos naturais que fazem parte da identidade ecológica de Carmo do Rio Claro e região.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7