Uma falha na Subestação de Transmissão Itajubá 3, pertencente à Cemig Distribuição, deixou pelo menos 35 cidades do Sul de Minas sem energia elétrica na noite da última quarta-feira (2). O problema causou interrupções no fornecimento de energia por até 59 minutos em algumas localidades.
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Segundo a Cemig, mais de 60% dos consumidores afetados tiveram o fornecimento restabelecido em até 4 minutos. Para os demais, a normalização completa do serviço ocorreu em menos de uma hora. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A reportagem tentou contato com a Cemig para obter a lista de cidades afetadas e o número total de clientes impactados, mas não obteve resposta até o momento. O ONS também foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre o caso.
Danos Elétricos e Direito ao Ressarcimento
Em casos de danos causados por oscilações ou retorno abrupto de energia, consumidores do Grupo B — em geral, residenciais e pequenos comércios — podem solicitar o ressarcimento por eventuais prejuízos em eletrodomésticos.
O pedido pode ser feito pelo site Cemig Atende Web, pelo telefone 116 ou diretamente em uma agência ou posto de atendimento. O cliente tem até cinco anos a partir da data provável da ocorrência para registrar a solicitação, devendo apresentar:
CPF ou CNPJ e documento com foto;
Número da instalação (disponível na fatura);
Data e horário do ocorrido;
Relato do problema apresentado pelo equipamento;
Lista com marca, modelo e características dos aparelhos danificados.
A Cemig deve responder à solicitação em até 15 dias, se feita dentro de 90 dias da ocorrência. Se for feita após esse prazo, o retorno pode levar até 30 dias. O prazo de resposta começa a contar a partir da data da verificação dos danos ou, na ausência desta, da data da solicitação.
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