Onda Sul FM

Vacinação é intensificada no Sul de Minas após mortes confirmadas por H1N1

O Sul de Minas está em estado de alerta, pois duas mortes por H1N1 foram confirmadas. Além disso, também há casos suspeitos da doença. As vítimas fatais eram de Campo Belo e Pedralva, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Já em as cidades Campestre e Minduri investigam mortes suspeitas por complicações da doença e intensificaram a vacinação.

Há a confirmação de 14 pessoas com vírus Influenza na região. Assim sendo, os pacientes de Varginha, Três Corações, Lavras, Campo Belo, Pedralva, Cristais e Poços de Caldas. No estado 22 pessoas morreram por Influenza.

Mortes suspeitas

A morte do vereador Fábio Borges Rugani, no último sábado (29), está sendo investigada pelo setor de saúde de Campestre. Uma complicação da H1N1 seria a suspeita.

O vereador de 58 anos  morreu no Hospital Santa Lúcia em Poços de Caldas, MG. No mesmo dia que passou mal o vereador foi internado. Contudo, a prefeitura aguarda o resultado de exame para saber a causa da morte.

Além disso, todas as pessoas que tiveram em contato com o Fábio B. Rugani últimas 48 horas antes da morte receberam medidas de quimioprofilaxia e o medicamento Tamiflu por 10 dias, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Na cidade a procura pela vacina de gripe aumentou devido a suspeita. Porém, a meta de vacinação estabelecida nos grupos prioritários contra a gripe não foi alcançada. O grupo de crianças com menos de 6 anos ainda não chegou a 80%; a meta é 90%. A vacinação geral na cidade atingiu 96,26%.

A gente soube por familiares, por questão dos mesmos estarem necessitando do medicamento. Os familiares estão aguardando o resultado, para saber a confirmação ou descarte da situação. Até o momento, 30 pessoas estão fazendo uso do medicamento. Lembrando a toda população que o medicamento é por prescrição. Nunca fazer a automedicação, procurar um médico“, explica o secretário adjunto de saúde, Mozart Loiola Junior.

 

Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2019 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA