Com o tema “Mudanças climáticas: como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais?”, o EPTV na Escola chega à edição de 2025 incentivando não apenas a produção textual dos alunos, mas também ações práticas e criativas voltadas ao combate da crise climática.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O projeto, voltado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, foi reformulado e passa a ser dividido em três fases principais. Na primeira, os jovens apresentam propostas de iniciativas sustentáveis, com ideias que vão desde mudanças no dia a dia até soluções coletivas para a comunidade escolar.
Escolas carmelitanas estão na final
Além da Escola Estadual Monsenhor Mário Araújo Guimarães, a Escola Municipal Santa Luzia, na zona rural de Carmo do Rio Claro, também está na fase final da competição que agitou as escolas da região. A escola Santa Luzia é a única finalista do setor municipal de ensino e inovou com a criação de uma composteira na escola, cultivando consciência e sustentabilidade.
Veja abaixo mais informações sobre o projeto com a professora Ana Luiza Ferreira Esteves Andrade
Diante das mudanças climáticas, torna-se urgente adotar práticas que reduzam os impactos ambientais. Nesse contexto, nós, alunos do 9º ano, idealizamos a criação de uma composteira na escola como forma de cuidar da natureza e reduzir os resíduos orgânicos.
A compostagem é uma prática sustentável que consiste no reaproveitamento de resíduos orgânicos transformando-os em adubo natural. Isso irá diminuir o lixo e melhorar o solo, favorecendo a criação de hortas e jardins escolares. Além de ser educativa, a prática incentivará hábitos sustentáveis e a alimentação saudável.
Considerando que vivemos em uma região de agricultura familiar, a compostagem poderá ser facilmente aplicada pelas famílias da comunidade. Essa iniciativa fortalecerá o vínculo entre escola e comunidade promovendo a valorização da agricultura sustentável e impulsionando a economia local.
Portanto, a implementação da composteira na escola, simbolizará um compromisso coletivo com a responsabilidade ecológica. Acreditamos que atitudes simples, como essa, poderão gerar grandes transformações dentro e fora do ambiente escolar.
