O mês de novembro é dedicado a campanha de conscientização contra o câncer de próstata. A iniciativa teve início na Austrália em 2003 e chegou no Brasil em 2011. Com o passar dos anos, o movimento ganhou força no país, com diversas campanhas educativas voltadas para a saúde do homem.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Para conscientizar a população carmelitana, Dr. Thales Antônio Vaz Inácio, preparou para o sábado (22), uma palestra sobre o novembro azul e longevidade na Igreja Adventista do Sétimo Dia. De acordo com Dr. Thales, a informação a cerca da importância do novembro azul é fundamental para que o câncer de próstata (o segundo tipo mais comum entre homens) não continue progredindo.
Os fatores de risco do câncer de próstata são:
- Idade:O risco aumenta significativamente após os 50 anos.
- Histórico familiar:Homens com histórico familiar de câncer de próstata (antes dos 60 anos) têm maior risco.
- Raça:Homens negros têm maior propensão à doença e a formas mais agressivas.
- Estilo de vida:Obesidade, sedentarismo e má alimentação (rica em gordura) aumentam o risco.
A prevenção pode ser feita através de hábitos saudáveis, diagnóstico precoce, exames (toque retal e dosagem do PSA), entre outros. Interessados em aprender mais sobre o novembro azul e práticas para uma vida mais longeva, a palestra acontecerá às 9h, na sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Rua Gabriel Santana, 410, no bairro Rosário.








