Na tarde de quarta-feira, 24, a Escola Municipal Santo Antônio, em Carmo do Rio Claro, precisou ser interditada. O motivo da interdição são as condições precárias do prédio centenário, cuja a infraestrutura está comprometida há anos. Por mais que a prefeitura, através da secretaria de educação, tentasse resolver os problemas do imóvel, os esforços, nesse momento, são delicados.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O prédio passou por uma inspeção especial, a partir do trabalho de um grupo de arquitetos e engenheiros, que chegaram à conclusão que o local oferece risco as crianças e demais frequentadores do ambiente escolar e por isso foi desligado às pressas. Segundo Lenise Souza, secretária de educação, assim que recebeu o laudo dos engenheiros, já solicitou o desligamento da escola e iniciou um projeto de relocação desses alunos.
Ao todo, 130 crianças já foram remanejadas para a Escola Municipal Coronel Manoel Pinto, no entanto, outras 150 crianças ainda precisam de serem transferidas para outras unidades. “A gente já está tomando providências. A gente também tem salas em outras escolas, a gente também vai organizar transporte… enfim, tudo da melhor maneira possível para minimizar os impactos com os alunos”, afirmou a secretária.
A prefeitura de Carmo do Rio Claro não descarta a possibilidade de alugar ou construir um novo espaço para receber os alunos da Escola Municipal Santo Antônio. O prefeito Filipe Carielo relembrou o caso das casas na rua Joaquim Pio Vilela, que precisaram ser desabrigadas até a conclusão das obras do Córrego do Sossego; segundo ele, a construção de uma nova escola já era planejada pela administração há um certo tempo.
O novo diretor da Escola Municipal Santo Antônio, Guilherme Antônio Ferreira Santos, já havia previsto o alto risco que o prédio oferecia e alertou aos setores responsáveis da prefeitura para que uma vistoria fosse realizada. O problema da escola vai desde o segundo andar, ao térreo; telhado, assoalho, entre outros locais, muito comprometidos pelo tempo da obra. A prefeitura notificará os pais, os professores continuarão acompanhando os seus alunos e o transporte também poderá sofrer alterações.
O que diz o prefeito Filipe Carielo
Saiba mais!
