Um vídeo que mostra um menino orando para Jesus abrir a porta de um elevador viralizou nas redes sociais nesta semana, emocionando milhares de pessoas. No entanto, a gravação é falsa e foi criada com o uso de inteligência artificial (IA). O caso acende um alerta importante sobre os riscos de golpes e enganações digitais cada vez mais comuns na internet.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
Nas imagens, o menino aparece ajoelhado dentro do elevador e diz: “Jesus, por favor, abre a porta do elevador. Eu tô com um pouquinho de medo, mas eu sei que o Senhor cuida de mim. Amém.” Em seguida, a porta se abre, o que fez muitos acreditarem na veracidade do vídeo.
Entretanto, conforme apuração do portal Midiamax, o conteúdo foi gerado por IA. A boca da criança não se move durante a fala, os movimentos são artificiais e não há registros do caso em fontes confiáveis. Além disso, o perfil que publicou o vídeo costuma divulgar outros materiais manipulados.
Nos comentários, alguns internautas perceberam os sinais da falsificação. “As IAs estão imparáveis”, escreveu um. Outra pessoa alertou: “Tô em choque com o povo repostando sem saber que é IA.”
Especialistas em segurança digital reforçam que vídeos falsos produzidos com IA , conhecidos como deepfakes , podem ser usados para espalhar desinformação, manipular opiniões e aplicar golpes online. Em muitos casos, criminosos utilizam esse tipo de conteúdo para atrair cliques, roubar dados pessoais ou direcionar usuários a sites maliciosos.
Por isso, é essencial redobrar a atenção ao receber ou compartilhar vídeos emocionantes nas redes sociais. Antes de reagir ou repassar, verifique a fonte, busque informações em veículos de comunicação confiáveis e evite clicar em links desconhecidos. Dessa forma, é possível se proteger de golpes virtuais e evitar a propagação de fake news.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







