Nesta quarta-feira, 20, o prefeito Filipe Carielo se reuniu com as lideranças da segurança pública de Carmo do Rio Claro e a empresa Stratum, para os ajustes finais da Operação Carmo Segura. Na reunião, o projeto proposto pelo tenente da Polícia Militar, Izildo Alves Soares Júnior, foi debatido sobre a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
De acordo com o prefeito de Carmo do Rio Claro, o município já possui 22 câmeras e a empresa Stratum já está contratada para dar início a montagem desse projeto. Também segundo ele, o investimento total desse trabalho de segurança pública pode chegar a R$ 1 milhão, com o auxílio de diversos deputados, do Ministério Público, além da administração municipal. Conforme os resultados, o esperado é que novas fases da Operação Carmo Segura aconteçam.
Neste primeiro momento, alguns pontos estratégicos de Carmo do Rio Claro serão contemplados e a atenção primária será para os veículos (muitas vezes usados em crimes na zona urbana e rural). Após esse período de teste, novas áreas do município também deverão receber câmeras de segurança. O projeto consiste na instalação de câmeras OCP, Speed Dome e IP, aliadas a tecnologia de ponta (IA e outras), para melhores resultados.
Segundo a Polícia Militar e a Polícia Civil, o trabalho dessas câmeras é essencial e indispensável para a polícia em rastrear e repreender criminosos em atitudes suspeitas. Através dessa tecnologia será possível visualizar os veículos, contar o número de vezes que esse automóvel acessou a cidade, os horários, entre outras características. Uma vez captadas, as imagens dessas câmeras serão transferidas (em tempo real) para uma sala especial chamada de “Olho Vivo”, dificultando o acesso de criminosos, furtos, roubos, entre outros crimes, na cidade de Carmo do Rio Claro.
