Vírus mortal com sintomas parecidos ao Ebola é transmissível entre pessoas

Compartilhar

Um vírus com sintomas semelhantes ao do ebola encontrado na Bolívia, que causa febre hemorrágica nos infectados, pode ser transmitido entre seres humanos, anunciou o Centro de Controle e Prevenção de doenças (CDC) dos Estados Unidos em publicação nesta segunda-feira (16). Conforme os pesquisadores, o mammarenavírus de Chapare se espalhou entre profissionais de saúde no país no ano passado.

“Nosso trabalho confirmou que um jovem residente médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados — e dois desses profissionais de saúde morreram mais tarde”, apontou Caitlin Cossaboom, epidemiologista da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do CDC.

As descobertas preliminares apontam que fluidos corporais podem carregar o vírus e, assim, permitir a transmissão entre pessoas. Ao menos cinco casos de febre hemorrágica causadas pelo agente patógeno foram registrados em La Paz. O único registro do vírus até então era de 2004, em Chapare, a cerca de 600 Km da capital boliviana.

Os sintomas da infecção são febre, dores abdominais, vômitos, sangramento nas gengivas, erupção cutânea e dor atrás dos olhos. Ainda não há tratamento específico para o vírus. Ainda não há informações sobre possíveis hospedeiros do patógeno.

 

Fonte: O Tempo
Faça seu comentário usando o Facebook

One thought on “Vírus mortal com sintomas parecidos ao Ebola é transmissível entre pessoas

Comments are closed.