Em Carmo do Rio Claro, MG, a volta às aulas em 2026 começou com mudanças na rede estadual de ensino e, ao mesmo tempo, com relatos da comunidade sobre a organização do retorno nas escolas municipais. Em Minas Gerais, o ano letivo teve início nesta terça-feira (4).
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Em Carmo do Rio Claro, moradores e pais de alunos utilizaram as redes sociais para relatar supostos problemas no início das aulas da rede municipal. As manifestações foram publicadas no grupo do Facebook Carmelitanos e ganharam repercussão entre a comunidade local.
Reclamações relatadas pela população nas redes sociais
Transporte escolar:
Publicações apontam que ônibus escolares supostamente não estariam buscando alunos em bairros da zona rural, como Itaci e a linha Capão Alto. Segundo os relatos, um dos veículos estaria quebrado, o que teria dificultado o acesso dos estudantes às escolas municipais.Condições dos veículos:
Também houve reclamações sobre ônibus sem ar-condicionado e com janelas que não podem ser abertas. Com isso, pais relataram desconforto enfrentado pelos alunos durante o transporte escolar.Atendimento a alunos autistas e atípicos:
Outro ponto citado envolve o suposto adiamento do início das aulas para crianças autistas e atípicas. Pais e responsáveis demonstraram preocupação com o atendimento educacional especializado oferecido na rede municipal.Apoio pedagógico:
Além disso, publicações questionam a possível substituição de uma professora de apoio, que acompanhava alunos neurodivergentes, por uma monitora. A situação, segundo os relatos, teria gerado insegurança entre as famílias.Estrutura das escolas:
Por fim, moradores afirmam que reformas em algumas escolas municipais não teriam sido concluídas antes do início do ano letivo. Dessa forma, surgiram preocupações com a estrutura física das unidades e com a segurança dos alunos.
Enquanto isso, na rede Estadual de ensino de Minas Gerais, o ano letivo de 2026 começou com uma mudança no sistema de avaliação. O modelo bimestral foi substituído pelo regime trimestral. Em Carmo do Rio Claro, no Colégio Monsenhor Mário, o primeiro trimestre vale 30 pontos, o segundo também 30 pontos e o terceiro terá peso de 40 pontos.
Os questionamentos envolvendo a rede municipal de Carmo do Rio Claro são baseados exclusivamente em relatos da comunidade publicados nas redes sociais. A reportagem reforça que as informações refletem as manifestações feitas no grupo Carmelitanos.
Veja abaixo os links dos relatos:
https://www.facebook.com/share/p/1HEpwjxDTP/?mibextid=wwXIfr
https://www.facebook.com/share/p/17UGyrsT4X/?mibextid=wwXIfr
https://www.facebook.com/share/v/1G9wFhrht8/?mibextid=wwXIfr
Nossa Redação entrou em contato com a Prefeitura Municipal e segue abaixo a nota na íntegra enviada à redação pela Secretaria Municipal de Educação:
Nota da Secretaria Municipal de Educação:
1º – A Secretaria Municipal de Educação informa que os alunos do bairro rural de Itaci não tiveram transporte escolar em razão de o ônibus da linha estar em manutenção. O veículo foi entregue e chegou ao município nesta data.
A partir de amanhã (no caso hoje 05/02), o transporte escolar da linha será normalizado, garantindo o atendimento regular aos alunos.
2º- A Secretaria Municipal de Educação informa que o ônibus da linha 36 apresentou falha no sistema de ar-condicionado na manhã de hoje. O veículo encontra-se dentro do período de garantia e, por esse motivo, a fábrica já foi acionada e realizará a substituição do equipamento no início da próxima semana.
Ressalta-se que o ônibus foi adquirido no final do ano passado, sendo um veículo praticamente zero quilômetro, incorporado recentemente à frota do transporte escolar.
A Secretaria Municipal de Educação segue acompanhando a situação e adotando as providências necessárias para garantir a segurança e o conforto dos alunos.
3º- Comunicado – Educação Especial
A Secretaria Municipal de Educação de Carmo do Rio Claro reafirma seu compromisso com a Educação Especial e com o atendimento responsável e cuidadoso aos alunos.
Em razão da ausência de alguns candidatos convocados nos processos seletivos, houve atraso no preenchimento de parte das vagas. Diante disso, a Prefeitura agiu de forma imediata, realizando um processo seletivo emergencial.
Após ajustes necessários nos processos de contratação, informamos que as aulas da Educação Especial terão início amanhã, dia 05/02.Agradecemos a compreensão e a parceria das famílias.
4º- As reformas e manutenções nas unidades escolares da rede municipal estão em andamento, como parte do planejamento contínuo de melhoria da infraestrutura educacional.
Ressaltamos que todas as intervenções estão sendo realizadas de forma organizada e responsável, com o devido acompanhamento técnico, de modo a garantir a segurança, o bem-estar e a plena continuidade das atividades escolares. Não haverá qualquer prejuízo ao calendário letivo, ao processo de ensino-aprendizagem ou ao atendimento prestado aos alunos.
A Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública, assegurando que as obras em execução têm como objetivo proporcionar ambientes mais adequados, seguros e acolhedores para alunos e profissionais da educação.
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro segue trabalhando de forma contínua para garantir uma educação pública de qualidade, com ações que vão além do transporte escolar. Já foram entregues kits escolares completos aos alunos da rede municipal, contemplando a pré-escola e o ensino fundamental I e II, com materiais adequados para cada faixa etária, como tinta guache, lápis jumbo, pincéis, canetinhas, cadernos, massinha, tesoura, entre outros itens essenciais ao aprendizado. A educação municipal passa a contar também com o Sistema de Ensino ETAPA, que fortalece o processo pedagógico por meio de material estruturado, organização didática e apoio permanente às escolas. No transporte escolar, o município realiza a maior aquisição da história de Carmo do Rio Claro, com um total de 22 veículos, reforçando o compromisso da Administração Municipal com uma educação segura, estruturada e de qualidade, desde o deslocamento dos alunos até a sala de aula.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







