Onda Sul FM

Voluntários realizam mutirão de limpeza no Rio Sapucaí Mirim em Pouso Alegre

Um grupo de voluntários de uma ONG e funcionários da prefeitura se reuniram em um mutirão de limpeza no Rio Sapucaí Mirim, em Pouso Alegre/MG. A expedição que partiu da ponte da rodovia BR-459 conseguiu recolher 200 quilos de lixo.

Os voluntários entraram no Rio Sapucaí Mirim, um dos afluentes do Rio Sapucaí, com barcos e caiaques. Entre os materiais recolhidos, os participantes encontraram objetos inusitados, como um capacete.

“Sofá, televisão, muita coisa, pneu, geladeira. O povo acha que rio é o descarte do lixo. O povo não tem essa consciência ainda e, hoje em dia, mais do que nunca deveria ter, tem que abrir os olhos para isso aí”, explicou o voluntário Bruno Coutinho.

Além de recolher o lixo, os voluntários também mapeiam os locais onde há lançamento de esgoto irregular e dragas de extração clandestina de areia.

“A ideia também, já que a gente está nesse movimento junto à Copasa, é trazer pra eles esses pontos para que sejam tratados e tomadas as devidas providências. Além disso, conscientizar a população como um todo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Alberto Maia Valério.

Entre os pontos mais críticos, está o próximo ao Bairro Belo Horizonte, onde o esgoto é despejado no rio. No local, o cheiro forte e a espuma branca, além da cor escura da água, mostram o problema.

Por nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) esclareceu que tem um trabalho para resolver os pontos críticos ligados ao esgoto sanitário. O objetivo é implantar na cidade 15 mil metros de redes coletores de esgoto e cinco mil metros de interceptores.

Também há projetos para a construção de quatro estações de bombeamento, para trazer mais eficiência para o sistema de esgoto de Pouso Alegre.

Foto reprodução: EPTV
Foto reprodução: EPTV

 

Via: G1 Sul de Minas
Faça seu comentário usando o Facebook
© 1999-2020 ONDA SUL - A RÁDIO DO SUL DE MINAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / IA EMPRESA