Search
Close this search box.

5G chega em Passos e região neste primeiro trimestre

0
COMPARTILHAMENTOS
81
VISUALIZAÇÕES

A tecnologia de telefonia 5G já está chegando em Passos e várias cidades da região – especialmente aquelas que possuem atrativos turísticos e atraem muitos visitantes. Há possibilidade de funcionamento ainda no primeiro trimestre deste ano. Em Passos já existem fechados contratos para a instalação das primeiras três antenas – uma delas nas imediações do Starling Soares.

A empresa que está montando a rede para atender as companhias de telefonia está em entendimento com a Cemig para a instalação das antenas nos postes da concessionária de energia em Minas, a exemplo do que já faz com as concessionárias de energia em São Paulo e outros estados. É que as antenas 5G, ao contrário das redes de 3G e 4G (que deverão ser desativadas até 2030), são pequenas e podem ser instaladas em uma grande variedade de lugares, como postes de energia, fachadas de prédios, os semáforos, placas e, claro, também as estruturas especialmente designadas para este fim.

Isso quer dizer que as antenas da tecnologia 5G são mais fáceis de serem implementadas em áreas de baixa densidade populacional, como os ambientes rurais, acarretando uma grande revolução na conectividade. Outra característica das antenas 5G é que a distância que cobrem cada uma delas não passa de 600 metros – daí a necessidade de serem muitas espalhadas pelas cidades.

Inicialmente em Passos elas estão sendo instaladas próximas a locais de grande concentração de pessoas, como hospitais e órgãos públicos. Em Capitólio, por exemplo, antenas instaladas nos hotéis às margens do lago de Furnas já começam a operar ainda neste trimestre.

Todas as antenas 5G serão instaladas nas redes de antenas que já existem. Elas serão adaptadas para funcionar paralelamente à infraestrutura de conexões. Essas antenas têm uma particularidade importante: elas são capazes de focalizar o sinal de rádio e transmiti-lo para as regiões de maior demanda. Dessa maneira, a capacidade de cada antena é otimizada.

Fonte: Observo

×