Search
Search

Minas Gerais pode enfrentar novas ondas de calor nos próximos meses

22/11/2023
em Clima, Destaque, Minas Gerais
Passos é a cidade mais quente da região ao ultrapassar 38°C

Uma forte onda de calor atingiu Minas Gerais nos últimos dias e provocou recordes de temperatura, com termômetros chegando a 44,8°C e batendo a marca de dia mais quente no histórico de medições do país. O fenômeno deixou o Estado no último domingo (19 de novembro), com a chegada da chuva, que trouxe alívio aos mineiros. Mas engana-se quem pensa que esse será o último episódio de calor acima da média neste ano. Especialista estima que o fenômeno deve atingir boa parte do país até fevereiro.

Novas ondas de calor vão ocorrer nos próximos meses, não só em Minas como em todo o Brasil. Desde agosto, o El Ninõ a temperatura da água do oceano pacífico está em 28ºC, com anomalia de 3ºC graus acima do normal. Isso deve ocorrer até o mês de fevereiro. Ainda não é possível estimar se a temperatura vai aumentar ainda mais”, aponta o professor de climatologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais(IFMG), Fúlvio Cupolillo.

O especialista explica que a onda de calor é comum em anos sob atuação do El Ninõ, que provoca aumento das temperaturas nas águas do Oceano Pacífico e causam seca extrema em boa parte do país. Em Minas, o fenômeno provoca termômetros acima da média e baixa umidade do ar. Segundo o especialista, em atuação nos últimos meses, o El Ninõ deve atingir seu ápice em dezembro, com a chegada do verão que vai contribuir para novas ondas de calor. “Em dezembro a temperatura pode aumentar, principalmente com a chegada do verão, então devemos ter alguns dias de calor maior”, avalia.

Cupolillo afirma que a onda de calor ocorre quando a temperatura fica 5°C acima da média. Ele ressalta, no entanto, que o fenômeno ocorre em um período de três a quatro dias consecutivos a cada mês. Com isso, ele avalia que o Estado pode enfrentar três períodos de calor até fevereiro, quando o El Ninõ perde força. “Durante o mês de janeiro o cenário se repete e podemos ter dias quentes como aconteceu agora em novembro. Isso dura cerca de três a quatro dias consecutivos. Em fevereiro temos o veranico, que é um período seco dentro da estação chuvosa. Se uma onda de calor coincidir com o período de ocorrência do veranico aí a situação piora”, alerta.

Para aqueles que não gostam das altas temperaturas causadas pelo El Ninõ, o professor do IFMG conta que o fenômeno  já tem data para acabar. “Historicamente o El Ninõ deixa de atuar entre o final de março e o final de abril. E é em março que a meteorologia começa a ter evidências para projetar se no próximo ano teremos atuação de El Ninõ ou de outros fenômenos, como a La Ninã”, conta.

Fonte: O Tempo 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/DlR9Ct4e83NDquP3tyTbos

 

0
COMPARTILHAMENTOS
7.7k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: mgOnda de Calor

Relacionado Posts

Carreta tomba na MG-050 e derrama óleo na pista
Destaque

Carreta tomba na MG-050 e derrama óleo na pista

17/06/2025
Cinco pessoas são presas durante operação “Agro Clandestino”; envolvidos furtavam propriedades na zona rural
Destaque

Cinco pessoas são presas durante operação “Agro Clandestino”; envolvidos furtavam propriedades na zona rural

17/06/2025
Segurança reforçada: deputado Cássio Soares envia R$ 500 mil para câmeras em Carmo
Destaque

Prefeitura renova parceria com a Emater-MG para impulsionar o campo em Carmo do Rio Claro

17/06/2025
PM prende suspeitos de repassarem notas falsas em comércios da região; veículo aparentemente furtado também foi recolhido
Destaque

PM prende suspeitos de repassarem notas falsas em comércios da região; veículo aparentemente furtado também foi recolhido

17/06/2025
Próximo Post
Vídeo: Carmelitanos são homenageados durante passagem do Mês da Consciência Negra

Vídeo: Carmelitanos são homenageados durante passagem do Mês da Consciência Negra

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo

Social Chat is free, download and try it now here!