Hemominas e Ministério da Saúde: Medidas contra a dengue na doação de sangue

07/03/2024
em Destaque, Minas Gerais, Saúde, Sem categoria
Hemominas e Ministério da Saúde: Medidas contra a dengue na doação de sangue

Pessoas que tiveram dengue ou se vacinaram contra a doença devem aguardar pelo menos um mês antes de doar sangue. Segundo o Ministério da Saúde, evidências científicas mostram que a transfusão sanguínea pode transmitir o vírus, com risco de infecção de 38% pelo paciente que recebe o sangue contaminado.

A Fundação Hemominas, responsável pela doação de sangue em Minas Gerais, afirma que vai seguir as recomendações do órgão. Diante do aumento dos casos de dengue no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota técnica com orientações aos serviços de hemoterapia. O Brasil já registrou 1.253.919 casos prováveis e 299 óbitos confirmados pela doença desde o início do ano.

A restrição também vale para pessoas que tiveram relação sexual com alguém que teve dengue há menos de um mês. Nesse caso, o doador deve esperar 30 dias após o último contato sexual antes da doação. No caso de pacientes que tiveram dengue grave, o prazo para a doação segura sobe para 180 dias após recuperação completa.

Doadores devem informar o banco de sangue caso tenham sintomas ou diagnóstico confirmado da doença em até 14 dias após doação. Segundo a Anvisa, a informação é necessária para que os serviços possam resgatar hemocomponentes em estoque e acompanhar pacientes que tenham recebido transfusão.

Fonte: TV Alterosa

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4

0
COMPARTILHAMENTOS
118
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: doacaohemominassangue

Relacionado Posts

Festival de Teatro Escolar 2026 começa em Carmo do Rio Claro com apresentações de alunos da rede municipal
Destaque

Festival de Teatro Escolar 2026 começa em Carmo do Rio Claro com apresentações de alunos da rede municipal

05/11/2026
VÍDEO | Feira de Empreendedorismo reúne criatividade aprendizado e talento de alunos do IEC em Carmo do Rio Claro
Destaque

VÍDEO | Feira de Empreendedorismo reúne criatividade aprendizado e talento de alunos do IEC em Carmo do Rio Claro

05/11/2026
Motociclista fica ferido após colisão com carreta na MGC-267
Destaque

Motociclista fica ferido após colisão com carreta na MGC-267

04/11/2026
Desfile de 7 de Setembro é suspenso em Alfenas como medida preventiva contra escabiose
Destaque

Sul de Minas concentra quase metade dos municípios mineiros com surtos de escabiose

04/11/2026
Próximo Post
Foto: Divulgação

Maior hotel da cidade de Passos será erguido próximo a fábrica da Heineken

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.