Search
Search

UNIFAL-MG é classificada entre as melhores universidades da América Latina em ranking internacional

18/10/2024
em Destaque
Foto: UNIFAL

Foto: UNIFAL/ SONY DSC

A UNIFAL-MG está na classificação das melhores instituições de ensino superior no ranking de universidades divulgado pela QS World University Rankings da América Latina e Caribe, já como referência ao ano de 2025.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

No ranking geral das universidades da América Latina, a Instituição ocupa a 161ª posição. Entre as universidades da América do Sul, a UNIFAL-MG está no 130º lugar e na 46ª posição entre as universidades brasileiras.

No quesito produtividade de pesquisa, a classificação da UNIFAL-MG foi considerada “muito alta” no ranking, com destaque para a pontuação de 97,4 no indicador “professores com doutorado” e de 72,2 no indicador “publicação/artigos por docente”.

Feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior, o levantamento é considerado uma das principais referências para avaliação de universidades. A edição de 2025 – a 14ª do ranking – avaliou 437 universidades da América Latina em 23 países. O Brasil continua a afirmar seu domínio na região com 96 universidades classificadas, o maior número da América Latina, das quais, 48 universidades são federais.

A análise é feita de acordo com oito indicadores: reputação acadêmica, reputação do mercado de trabalho; relação/proporção aluno-professor; professores com doutorado; rede internacional de pesquisa; citações por artigos; publicação/artigos por docente e impacto na web. Todos os indicadores são coletados diretamente pela Quacquarelli Symonds (QS), sem interferência das instituições de ensino superior participantes.

Ao comentar o desempenho da UNIFAL-MG no ranking, o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor, falou que mesmo a Universidade não tendo como foco principal figurar em rankings, esse tipo de reconhecimento é sempre motivo de satisfação. “Nossa prioridade é garantir a qualidade em todas as nossas áreas, como o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa e as atividades de extensão. Ainda assim, esse reconhecimento merece ser celebrado porque certifica que todo o esforço de professores, coordenadores de curso, diretorias e pró-reitorias tem sido devidamente reconhecido pelas entidades responsáveis por avaliar as universidades ao redor do mundo”, afirmou.

Segundo o reitor, o resultado do ranking reforça a excelência da Universidade e aumenta seu compromisso com a comunidade acadêmica e a sociedade. “O desempenho da UNIFAL-MG nessas avaliações comprova a qualidade do ensino superior que oferecemos e nos motiva a continuar avançando e contribuindo com a sociedade”, frisou.

Leia também: Ranking internacional elenca pesquisadores da UNIFAL-MG entre os cientistas mais influentes do mundo

Acesse mais informações sobre o QS World University Rankings 2025 no site oficial da QS.

Fonte: UNIFAL-MG

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4
0
COMPARTILHAMENTOS
2.9k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: América Latinabrasilensino superiorprodutividade de pesquisaQS World University Rankingsranking internacionalUNIFAL-MGuniversidades federais

Relacionado Posts

Trabalhador de 35 anos fica ferido em acidente de trânsito
Destaque

Trabalhador de 35 anos fica ferido em acidente de trânsito

16/06/2025
Motociclista é preso após fuga a mais de 190 km/h; PM lavra 18 multas
Destaque

Motociclista é preso após fuga a mais de 190 km/h; PM lavra 18 multas

16/06/2025
Nova espécie de libélula é descoberta no Sul de Minas
Destaque

Nova espécie de libélula é descoberta no Sul de Minas

16/06/2025
Preparação para safra de soja movimenta propriedades no Sul de Minas
Destaque

Preparação para safra de soja movimenta propriedades no Sul de Minas

16/06/2025
Próximo Post
Foto: PMMG

Menor é apreendido com drogas após tentar fugir da PM

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Portal Onda Sul

  • Home
  • Vídeos
  • Fala na Cara
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Notícias
  • Contato
  • Promoção
  • Ao Vivo

Social Chat is free, download and try it now here!