Vacinação contra febre amarela atinge média de 98,6% na região em 2024

26/02/2025
em Destaque, Destaque
Vacinação contra febre amarela atinge média de 98,6% na região em 2024

A região atingiu o índice médio de 98,5% na cobertura vacinal contra a febre amarela em 2024, segundo dados do sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Em 2023, a região terminou o ano com a média de 86,09%. Os dados levam em consideração as ocorrências de coberturas vacinais nos 27 municípios que integram as quatro regiões de saúde consideradas pelo PNI (Passos, São Sebastião do Paraíso, Cássia e Piumhi). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a meta preconizada pelo órgão é de 95%. Mas, devido à gravidade da doença, a meta do Ministério da Saúde é buscar uma cobertura de 100%.

?Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp

De acordo com o relatório do PNI, 16 municípios da região atingiram meta acima de 95% no ano passado, com destaque para Claraval (280%), Itamogi (136,47%), Ibiraci (113,45%), Pratápolis (106,78%), Vargem Bonita (105%), Capitólio (104,21%) e São Tomás de Aquino (103,45%). Esses municípios vacinaram mais pessoas em relação à estimativa inicial da população alvo no ano de 2024, registrando cobertura acima do esperado e, por conta disso, ultrapassaram o índice de 100%. De acordo com o sistema do ministério, 11 cidades da região não chegaram no índice recomendado em 2024. Doresópolis, com 54,55% de cobertura vacinal contra a doença, Bom Jesus da Penha (56,25%) e São José da Barra (61,97%) apresentam os menores índices na região no ano passado.

Passos, a maior cidade da região, atingiu cobertura em 76,19% na vacinação do público-alvo estimado durante o ano passado. Em 2023, o município atingiu 73,70%, índices abaixo do recomendável pelos órgãos de saúde nos últimos dois anos. São Sebastião do Paraíso (83,45%) e Piumhi (87,68%) também não alcançaram o índice recomendável. Em 2023, os municípios atingiram as coberturas vacinais de 72,15% e 79,91%, respectivamente.

Evolução

Segundo informações do PNI, 13 municípios da região melhoraram a cobertura vacinal contra a febre amarela em 2024, comparado com o ano de 2023. Destaque para São Roque de Minas que passou de 77,65% em 2023 para 100% no ano passado. Itamogi atingiu 136,47% em 2024. No ano anterior, Itamogi havia registrado 80%. Por outro lado, 14 municípios da região fecharam o ano de 2024 com queda no índice de cobertura vacinal contra a doença, em comparação a 2023. Bom Jesus da Penha, que atingiu índice de 126,83% em 2023, caiu para 56,25% no ano passado. Já Doresópolis ficou com cobertura de 54,55% em 2024, sendo que, no ano retrasado, a cidade atingiu 100% de cobertura, dentro do recomendado.

Esquema vacinal

De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), a recomendação do PNI é vacinar crianças entre nove meses e menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), onde devem receber uma dose aos nove meses e uma de reforço aos quatro anos de idade. Já as pessoas a partir de cinco anos de idade que receberam apenas uma dose da vacina antes de completarem cinco anos, devem receber uma de reforço. As pessoas de cinco a 59 anos de idade não vacinadas devem também receber uma dose única.

Fonte/Clic Folha

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KRGqHmN6Zph0dxGiOF3GN7

0
COMPARTILHAMENTOS
39
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
Tags: febre amarelaregiaovacinação

Relacionado Posts

Mulher de 39 anos morre e idoso fica ferido em acidente na MGC-491 em Varginha
Destaque

Mulher de 39 anos morre e idoso fica ferido em acidente na MGC-491 em Varginha

05/11/2026
PRF registra mais de 2 mil infrações por excesso de velocidade durante Operação Finados em Minas Gerais
Destaque

PRF registra mais de 2 mil infrações por excesso de velocidade durante Operação Finados em Minas Gerais

05/11/2026
Festival de Teatro Escolar 2026 começa em Carmo do Rio Claro com apresentações de alunos da rede municipal
Destaque

Festival de Teatro Escolar 2026 começa em Carmo do Rio Claro com apresentações de alunos da rede municipal

05/11/2026
VÍDEO | Feira de Empreendedorismo reúne criatividade aprendizado e talento de alunos do IEC em Carmo do Rio Claro
Destaque

VÍDEO | Feira de Empreendedorismo reúne criatividade aprendizado e talento de alunos do IEC em Carmo do Rio Claro

05/11/2026
Próximo Post
Sul de Minas | Queda no número de mortes no trânsito em janeiro, apesar do aumento nos acidentes

Sul de Minas | Queda no número de mortes no trânsito em janeiro, apesar do aumento nos acidentes

Junte-se à nos no Whatsapp!

Participe do nosso grupo no Whatsapp e receba em tempo real as notícias de Carmo do Rio Claro e região!
JUNTAR-SE AO GRUPO DE WHATSAPP
  • Contato
  • Vídeos
  • Promoção
  • Coluna MG
  • Artigos
  • Fala na Cara
  • Política de Privacidade
X-twitter Facebook Instagram

Rua Delfim Moreira, 133, 3º Andar - Centro, Carmo do Rio Claro/MG - 37.150-000

2022 Onda Sul - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver Todos Resultados
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Política de Privacidade
  • Promoção

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.