São Sebastião do Paraíso conquistou um marco histórico na área da educação. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, por meio do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), o município mineiro alcançou em 2024 o índice de 81,09% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental — superando com folga a meta nacional prevista apenas para 2030.
Aqui você encontra nossos canais oficiais: Clique aqui
A marca é ainda mais significativa por antecipar em seis anos o objetivo estabelecido pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), principal política pública de alfabetização em vigor no país. Segundo o programa, é considerada alfabetizada a criança que atinge 743 pontos na escala SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os dados completos estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, o avanço é resultado de um trabalho conjunto e contínuo. “Investimos fortemente na formação continuada dos professores, aderimos a programas como o LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) e o próprio CNCA, além de desenvolvermos projetos pedagógicos próprios da rede”, destacou.
Atualmente, a rede municipal de ensino atende 27 escolas, que foram impactadas diretamente pelas ações estruturadas da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito Marcelo Morais destacou a importância do resultado e reafirmou o compromisso da gestão: “Estamos colhendo os frutos de uma educação planejada com seriedade, mas nosso compromisso é avançar ainda mais até que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas. Isso demonstra que todos os investimentos que estamos fazendo na Educação estão surtindo efeito, e ficamos muito felizes em poder dizer que nunca, na história da nossa cidade, a educação esteve tão bem como hoje”, finalizou.
