Dezoito municípios mineiros das regiões Norte e Noroeste estão em alerta para tempestade e queda de granizo até as 10 horas desta quinta-feira (25/9). O aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa sobre chuva entre 30 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A quantidade de água da chuva é medida em milímetros (mm). Cada milímetro corresponde a um litro de água por m² (metro quadrado). Por exemplo, se chover 50 milímetros, significa que, em cada metro quadrado caíram 50 litros de água.
O órgão também alerta para o risco classificado como baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Entre as cidades com alerta de chuva e queda de temperatura estão: Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Alpinópolis, Passos, Alfenas e demais cidades próximas a essas regiões.
ClimaTempo
No Sudeste, a presença da frente fria ainda na altura da costa do Espírito Santo deve manter as instabilidades sobre o estado capixaba, e a circulação de umidade marítima sobre o continente também realiza a manutenção das pancadas de chuva entre o leste e litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro. As instabilidades seguem presentes também sobre boa parte do estado de Minas Gerais.
Entre o litoral e sul capixaba, boa parte do Rio de Janeiro, zona da mata e vales mineiros, além do litoral paulista, haverá risco de intervalos com chuva mais forte. Atenção maior para áreas entre o litoral paulista e fluminense, além do litoral sul capixaba, onde os acumulados podem ser mais expressivos.
Pode chover de maneira isolada também no leste, centro-leste e norte paulista, mas sem expectativa de chuva forte. Nas demais regiões do interior paulista, o tempo já deve seguir mais aberto.




