A chegada de uma nova frente fria ao Sudeste aumenta o risco de temporais em Minas Gerais ao longo da semana. Além disso, o sistema começa a influenciar o tempo já nesta segunda-feira (17), segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo. Dessa forma, regiões como o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e o centro-sul do estado ficam em estado de atenção por causa das pancadas de chuva e da alta umidade.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A combinação entre calor e frente fria intensifica as condições para chuva forte, com possibilidade de raios, ventos intensos e trovoadas em algumas áreas. Em Belo Horizonte, o dia segue com sol entre nuvens, sensação de abafamento e chuva isolada entre a tarde e a noite.
Na terça-feira (18), a frente fria permanece quase estacionária entre São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, seus efeitos continuam sendo sentidos em Minas Gerais. Com isso, o centro, oeste e sul do estado devem registrar tempo fechado, abafamento e pancadas de chuva ao longo do dia.
No Triângulo Mineiro, cidades como Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba seguem em alerta para temporais devido à convergência de umidade. Enquanto isso, no Sul de Minas, municípios como Poços de Caldas, Varginha, Pouso Alegre e Passos podem registrar chuva forte com raios.
Na quarta-feira (19), a frente fria avança em direção ao Espírito Santo e leva instabilidade ao norte e leste de Minas Gerais. Nessas regiões, incluindo Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros e Ipatinga, há previsão de pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas no período da tarde. Em Belo Horizonte, o tempo permanece abafado, com variação de nuvens e chuva a qualquer hora. Já no Sul e no Triângulo, o risco de temporais diminui, embora ainda possam ocorrer pancadas isoladas.
Apesar da frente fria, não há previsão de frio intenso em Minas Gerais. As temperaturas caem levemente nas madrugadas, mas continuam elevadas à tarde. Dessa forma, o estado segue com sensação de abafamento e variação térmica típica da primavera.
Por fim, com o cenário de instabilidade, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores e redobrar a atenção no trânsito. A previsão ainda pode ser atualizada conforme novos dados meteorológicos forem divulgados.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







