A agressão sofrida por um menino trans de 15 anos, na última semana, em Carmo do Rio Claro, segue ganhando repercussão nacional. Além disso, diversos meios de comunicação e internautas se manifestaram nas redes sociais, enquanto as imagens do caso continuam causando forte impacto.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
A Deputada Federal Duda Salabert falou com exclusividade ao Portal Onda Sul sobre o episódio e cobrou postura das autoridades. Segundo ela, “não podemos naturalizar que um jovem seja espancado por um homem adulto e que esse agressor continue circulando pela cidade como se nada tivesse acontecido”. Ela afirmou buscar justiça e ressaltou a possibilidade de motivação por transfobia.
Por outro lado, a deputada destacou que Carmo do Rio Claro é reconhecida como uma cidade pacata no Sul de Minas e que o caso não representa a população local. “A família é respeitada e conhecida. Nosso gabinete já acionou o Ministério Público, e estamos em diálogo com os familiares”, afirmou. Ainda conforme Salabert, parentes relataram lentidão nas investigações. Dessa forma, ela declarou que, se houver omissão, solicitará providências junto à Corregedoria da Polícia Civil.
A deputada também disse que pretende conversar com o prefeito Filipe Carielo e reforçou que “não se pode permitir que a injustiça prevaleça”. Além disso, ela demonstrou preocupação com os impactos emocionais sofridos pelo adolescente, destacando a importância da saúde mental de jovens trans.
Durante a entrevista, Duda Salabert anunciou ainda o envio de R$ 500 mil em recursos ao município, destinados a projetos voltados à juventude, saúde e à reforma da capela da Serra da Tormenta, onde são realizados cerimônias e casamentos.
Após o pronunciamento da deputada, o Portal Onda Sul procurou a Prefeitura de Carmo do Rio Claro, que divulgou nota oficial se solidarizando com o adolescente e sua família, além de afirmar que acompanhará de perto as investigações.
Enquanto isso, a Polícia Civil informou, de forma reservada, que está empenhada no caso, seguindo os princípios da lei e da equidade. Já a Polícia Militar de Carmo do Rio Claro emitiu nota reafirmando seu compromisso com a segurança pública.
A família da vítima continua se manifestando nas redes sociais e pedindo justiça.
Por fim, nossa reportagem procurou os suspeitos citados, que afirmaram estar sendo representados por advogado.
O Portal Onda Sul continuará acompanhando o caso até seu desfecho.

NOTA DA POLÍCIA MILITAR NA ÍNTEGRA:
Inicialmente a Polícia Militar de Minas Gerais informa que repudia veemente qualquer tipo de violência.
Ressalta-se que a Polícia Militar vem combatendo diuturnamente a criminalidade com ações preventivas e repressivas, entretanto, atua-se dentro de sua competência Constitucional e dentro dos limites da Lei.
Conforme dados estatísticos, somente no ano de 2025, a Polícia Militar em Carmo do Rio Claro realizou cerca de 161 (cento e sessenta e uma) prisões de pessoas em conflito com a Lei. No mesmo sentido, em atendimento à população, já foram registrados cerca de 1.500 (um mil e quinhentos) Boletins de Ocorrência no mesmo período e cerca de 1.365 (um mil trezentos e sessenta e cinco) ações e operações realizadas na zona urbana e zona rural do município.
Isso demonstra, reforça e reafirma seu compromisso em prestar cada vez mais Segurança Pública.
No caso em epigrafe, envolvendo um adolescente de 15 (anos) que foi covardemente agredido, a PMMG esteve no local, prestou atendimento, realizou o registro da ocorrência, envidou esforços para rastreamento, identificação e captura dos infratores envolvidos, entretanto não foram localizados naquele momento. Ressalta-se que posteriormente, apesar de serem localizados os envolvidos, naquele lapso temporal, não se encontravam em situação de flagrância, devidamente elencadas na Lei, que permitissem sua prisão captura.
Por fim, a Polícia Militar se mantem comprometida com a sociedade carmelitana, na busca diária da preservação constante da Ordem Pública e da Paz Social.



Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







