A Câmara Municipal de Passos inaugurou uma galeria dedicada aos vereadores negros que já ocuparam cadeiras na Casa. Em Passos, no Sul de Minas, apenas 11 representantes negros foram eleitos ao longo de quase 80 anos desde a redemocratização e a Constituição de 1946, que restabeleceu a autonomia político-administrativa de estados e municípios.
Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
O primeiro deles, Jairo Roberto da Silva, assumiu o cargo somente na 7ª legislatura, em 1971, permanecendo até 1973. Além disso, ele voltou ao Legislativo entre 1983 e 1988 e novamente de 1989 a 1992.
Com isso, também integram a galeria Dércio Aparecido Andrade (in memoriam), Marli Aparecida Ferreira Soares, Reginaldo Santana, Alexandre de Almeida, Reinaldo Santos de Oliveira, Maria Aparecida dos Reis Jerônimo, Eurípedes Cirilo dos Santos, André Albino Barbosa, Wender Garcia de Oliveira e João Benedito Serapião — estes três últimos no exercício do mandato atual.
A criação da galeria, proposta pelo vereador João Serapião (União), foi realizada em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Segundo ele, a iniciativa busca incentivar a participação política da população negra de Passos, reforçando que todos têm capacidade de ocupar espaços públicos e contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link > https://chat.whatsapp.com/IPV99iwzjAE7jxHhHgpD5z?mode=ac_t







