A surdez é frequentemente considerada uma condição de nascença, mas a realidade é mais complexa. Existem diferentes tipos de perda auditiva, algumas das quais podem surgir ao longo da vida e ser reversíveis. O otorrinolaringologista José Ricardo Gurgel Testa explica que o tratamento depende da localização da lesão no sistema auditivo, que pode ser classificada como condutiva (problemas no ouvido externo e/ou médio), neurossensorial (lesão no ouvido interno), mista (envolvendo ambas as áreas) e central (dificuldades no processamento sonoro, relacionado ao sistema nervoso).
📱Participe do Canal Portal Onda Sul no WhatsApp
Neste mês, a campanha Setembro Azul visa aumentar a conscientização sobre a surdez, destacando a importância do diagnóstico precoce e dos tratamentos disponíveis, como aparelhos auditivos. A conscientização é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos afetados e reconhecer as lutas e conquistas da comunidade surda.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Sul no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/G42MsF9LiiPILoe68hzHB4